• Químicos

    Nesta seção poderá consultar documentação, conselhos e contactos relacionados com as substâncias químicas que estão presentes no nosso dia-a-dia.

  • Químicos

    Nesta seção poderá consultar documentação, conselhos e contactos relacionados com as substâncias químicas que estão presentes no nosso dia-a-dia.

Estimular a adopção do Rótulo Ecológico Europeu

REEO Rótulo Ecológico Europeu é uma iniciativa da União europeia, em desenvolvimento desde 1992, e que pretende estabelecer um esquema voluntário que encoraje as empresas a produzir produtos e serviços que respeitam o ambiente, tendo um menor impacte, e os direitos dos consumidores.

Os ritmos de vida tendem a ser acelerados e não é fácil ter tempo e os conhecimentos, que nos permitam pesquisar e tomar a melhor decisão no momento da compra. Instrumentos como o Rótulo Ecológico Europeu podem permitir a muitos consumidores dar um passo em frente na protecção do ambiente, sem que tal acarrete qualquer dificuldade significativa. Esta iniciativa possui como símbolo uma flor e pode ser um instrumento fundamental para permitir aos cidadãos identificarem rapidamente as soluções mais sustentáveis.


Em Portugal pode encontrar alternativas com o rótulo ecológico nas categorias:

- Tintas e vernizes;
- Têxteis;
- Papel higiénico, lenços de papel e guardanapos;
- Alojamentos turísticos.


Para que mais empresas procurem obter o Rótulo Ecológico Europeu é fundamental que sintam a pressão dos consumidores. Por isso, disponibilizamos uma carta tipo que poderá ser usado para enviar às empresas que operam no mercado português, a solicitar que disponibilizem produtos no mercado com este rótulo.

A título informativo, o Rótulo Ecológico Europeu tem critérios definidos em cerca de 7 grandes áreas.

• Produtos de limpeza: detergentes "lava-tudo" e detergentes para instalações sanitárias, detergentes para máquinas de lavar loiça, detergentes para lavar loiça à mão, detergentes para roupa e sabonetes e champôs.
• Equipamentos: máquinas de lavar loiça, bombas de calor (em desenvolvimento), computadores pessoais, computadores portáteis, lâmpadas, frigoríficos, aspiradores, máquinas de lavar e televisores.
• Produtos em papel: papel gráfico e de impressão, papel impresso (em desenvolvimento), papel higiénico, lenços e guardanapos de papel.
• Casa e jardim: colchões (em revisão), mobiliário em madeira (em desenvolvimento), soalhos (em revisão), melhoradores do solo, produtos têxteis (em revisão), tintas e vernizes (em revisão).
• Roupas: calçado, produtos têxteis (em revisão).
• Turismo: parques de campismo e serviços de alojamento turístico.
• Lubrificantes: lubrificantes.

Sempre que desejar adquirir um destes produtos, aproveite para perguntar à sua marca favorita porque razão os produtos que comercializam não têm Rótulo Ecológico.


O seu papel é fundamental para que todos os consumidores possam dispor de mais produtos com rótulo ecológico europeu no mercado português.

 

 

Carta tipo

Data


Caro Sr./Sra.


Desde 1992 que existe uma iniciativa da União Europeia que procura estimular a entrada no mercado de produtos mais sustentáveis, ao mesmo tempo que possibilita aos consumidores identificar e escolher os produtos com menor impacto ambiental: o Rótulo Ecológico Europeu.


Tenho conhecimento que o .................. (colocar o nome/categoria do produto ou serviço) que a .................... (colocar o nome da empresa) comercializa se enquadra numa das categorias para as quais os critérios do Rótulo Ecológico Europeu já foram definidos.


Neste contexto, gostaria de lhe manifestar a minha decepção por a ................ (colocar o nome da empresa) não ter ainda aderido a esta iniciativa, que considero de grande importância para o ambiente e para os consumidores.


Neste contexto, agradecia que me enviassem mais informação sobre as razões que levaram à não adesão desta empresa, até ao presente, a esta iniciativa, bem como, se pretendem aderir em breve.


Enquanto consumidor dos produtos/serviços da ................ (colocar o nome da empresa) gostaria de terminar esta carta expressando a minha expectativa de que em breve venham a aderir a esta iniciativa.


Sem mais de momento, despeço-me ficando a aguardar a vossa resposta.


Atenciosamente

 

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb