• Químicos

    Nesta seção poderá consultar documentação, conselhos e contactos relacionados com as substâncias químicas que estão presentes no nosso dia-a-dia.

  • Químicos

    Nesta seção poderá consultar documentação, conselhos e contactos relacionados com as substâncias químicas que estão presentes no nosso dia-a-dia.

Solicitar mais informação sobre as substâncias químicas usadas num produto

Um dos elementos chave do REACH é que as empresas são obrigadas por lei a responder aos pedidos de informação dos clientes sobre se os seus produtos de consumo possuem "substâncias de muito elevada preocupação". Qualquer pessoa que compre um produto no mercado europeu pode contactar os comerciantes ou as próprias marcas e solicitar mais informação sobre a presença nos artigos de consumo das substâncias problemáticas listadas.

De facto, muitas empresas já estão a substituir as substâncias mais perigosas por alternativas mais seguras, em resposta às preocupações dos consumidores. Muitas vezes a pressão pública funciona de forma mais rápida do que a regulamentação, e as empresas precisam de saber que as pessoas querem produtos mais seguros desde já.


Como consumidor pode utilizar a carta modelo em baixo para enviar um sinal forte às companhias de que as pessoas estão muito preocupadas com a segurança dos produtos que compram e que os instigam a deixarem de utilizar substâncias perigosas e a usarem e desenvolverem alternativas mais seguras. Também demonstrará aos reguladores que as pessoas continuam preocupadas com o segurança dos químicos – e que os encorajam a melhorar o regulamento REACH no futuro.

 

 

 

Carta tipo


Data

Caro Sr./Sra.

De acordo com o novo regulamento Europeu sobre as Substâncias químicas, REACH, estou a escrever-lhe para que me informe sobre a presença de qualquer um dos químicos pertencentes ao grupo "das substâncias de muito elevada preocupação", tal como especificadas pelo REACH, no produto ............... (colocar o nome do produto) ou na sua embalagem.

Caso o produto ............... (colocar o nome do produto) ou a sua embalagem contenha qualquer uma destas substâncias, desejo ser informado(a) de qual o seu nome.


Agradecia que esta informação me fosse enviada no prazo de 45 dias, tal como requerido pelo REACH.


Também agradecia se me pudesse informar dos passos que estão a ser dados pela sua empresa para que possa disponibilizar produtos equivalentes mas que não contêm químicos potencialmente perigosos.


Atenciosamente,




Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb