Descida do Rio Ocreza

 

Descida do rio OcrezaO Núcleo Regional da Quercus de Castelo Branco organiza no dia 24 de Maio uma descida do rio Ocreza na Foz do Cobrão, concelho de Vila Velha de Ródão e Proença-a -Nova. O programa contempla uma descida dos rápidos do rio Ocreza em kayak, e um percurso pedestre de pequena rota na Aldeia do Xisto da Foz do Cobrão.

 

Esta iniciativa integrada no Dia Mundial da Migração dos Peixes, em que a Quercus foi convidada a participar, tem como principal objectivo alertar para a importância da preservação do Rio Ocreza sem barragem e dar a conhecer a beleza da paisagem, aprendendo a interpretar a fauna , flora e morfologia geológica associada ao rio Ocreza.

 

Nesta área a paisagem é caracterizada pela serra das Talhadas e pelos vales encaixados do rio Ocreza e da ribeira do Cobrão. A vegetação é assinalada pela presença de manchas de matagal mediterrânico que cobrem as encostas acompanhadas, pela presença de Zimbrais (Juniperus oxycedrus) e por geométricos olivais que dão ao local uma beleza singular.

 

Regista-se a presença constante de espécies animais com elevado estatuto de conservação de entre os quais se destaca a colónia de grifos (Gyps fulvus) que nidificam nas escarpas que contornam o rio Ocreza, a cegonha-preta (Ciconia nigra) e a águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus).

A actividade é aberta a sócios e não sócios da Quercus sendo que a inscrição é obrigatória e tem um custo de 20€ (sem almoço) ou 30€ (com almoço incluído).

 

O valor da inscrição contempla kayak, guia, seguro e certificado de participação.

O transporte até à Foz do Cobrão é da responsabilidade dos participantes. Esta actividade tem o apoio da empresa Incentivos Outdoor.

 

Ficha de Inscrição
https://docs.google.com/forms/d/1kgq6TjeYKC0tvzIH76ACAPs_866xsjbpp3he-JA7WTY/viewform

 

Evento no Facebook: Aqui

 

 

Vídeo:

 

Dia Mundial da Migração dos Peixes 2014 World fish migration day 2014 from Quercus on Vimeo.

 

 

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb