Quercus e CTT reflorestam Pinhal de Leiria

Campanha Uma Árvore pela Floresta

 

A Quercus e os CTT – Correios de Portugal vão reflorestar o Pinhal de Leiria, fustigado pelos incêndios de 2017, no âmbito da campanha "Uma Árvore pela Floresta", através da plantação de 7.650 árvores, correspondentes a kits vendidos nas Lojas CTT e no canal online. A ação decorrerá este sábado, dia 16 de Março, em colaboração com o ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e com a presença de muitos voluntários inscritos.

 

Os portugueses adquiriram 7.650 kits durante a edição de 2018 desta parceria, que vai já na quinta edição. Pela primeira vez, a compra dos kits – nesta edição um sobreiro e uma azinheira -, também pôde ser feita na loja online, onde foram vendidas perto de 900 unidades, além das vendas em 400 Lojas CTT espalhadas pelo País.

 

Segundo João Branco, presidente da Quercus, "projetos como a campanha "Uma Árvore pela Floresta" são fundamentais para sensibilizar a sociedade para a importância da nossa floresta autóctone. Atuando em colaboração com várias entidades e com a participação de voluntários de todo o país, a Quercus e os CTT têm vindo a plantar árvores e arbustos autóctones nas zonas ardidas, reflorestando e cuidando dos nossos bosques, ajudando assim a prevenir os fogos florestais, em particular nas Áreas Protegidas. É essencial continuar a investir no conhecimento e na conservação da nossa floresta e é com orgulho que damos o nosso contributo."

 

Para António Pedro Silva, administrador dos CTT, "a iniciativa, a que mais uma vez nos associámos, mostra que os portugueses continuam a apoiar iniciativas solidárias e que quiseram, desta forma, contribuir para a reflorestação das zonas afetadas pelos incêndios em Portugal".

 

Desde o início desta parceria entre a Quercus e os CTT já foram plantadas mais de 80 mil árvores. Esta parceria permite florestar com espécies autóctones diversas Áreas Protegidas e Matas Nacionais do nosso País, em particular as zonas mais afetadas pelos incêndios.

 

À semelhança das edições anteriores, os kits vendidos são convertidos em árvores de espécies autóctones, que serão plantadas em áreas ardidas e/ou zonas classificadas do território nacional. Estas árvores podem ser seguidas durante cinco anos, mediante o registo no site da iniciativa, em http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt/

 

Será organizada uma ação de voluntariado para reflorestação, marcada para 16 de março, no Pinhal de Leiria, destinada aos apoiantes que registaram as suas árvores no site. Esta ação está aberta à participação de voluntários, sujeita a inscrição prévia em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A plantação será organizada no terreno pela Quercus em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

 

 

Lisboa, 12 de março de 2019

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb