Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) organiza em Madrid o IV Fórum Social Mundial Antinuclear e uma Manifestação no encerramento do evento

Madrid - dia 31 de Maio, 1 e 2 de Junho

A Quercus, enquanto membro da Comissão Coordenadora do MIA em Portugal, vai estar presente durante todo este evento em Madrid, incluindo a conferência de imprensa, (amanhã - 10.00h hora espanhola), a sessão abertura do evento (amanhã - 17.00h hora espanhola), e a manifestação antinuclear (Domingo - 12.00h hora espanhola)

 

No seguimento do último Fórum Social Mundial Antinuclear, que decorreu em Paris em 2017, o Movimento Ibérico Antinuclear será responsável pela organização do Fórum deste ano, que vai decorrer em Madrid, de 31 de maio a 2 de junho. Este evento, que juntará diversas plataformas antinucleares, organizações promotoras de energia renováveis, partidos políticos, sindicatos, e organizações e movimentos ambientais e sociais, terá a presença de vários oradores provenientes de diferentes países da Europa, América e Ásia.

 

O IV Fórum Social Mundial Antinuclear tem como objectivo fazer uma reflecção conjunta sobre o tema da Energia Nuclear e partilhar lutas e resistências que ocorrem a nível mundial, com o propósito de colocar o fim ao uso da energia nuclear a nível global.

 

Ao longo deste Fórum serão também discutidos vários assuntos que dizem directamente respeito a Portugal, tais como a possibilidade da continuação do funcionamento da Central Nuclear de Almaraz pós 2020 e o projecto de exploração de urânio na região de Salamanca, ambos junto à fronteira com Portugal. Serão também com certeza definidas as estratégias futuras do Movimento Antinuclear e articuladas as acções e iniciativas a decorrer, Portugal e Espanha incluídos.

 

As Jornadas do IV Fórum Social Mundial Antinuclear acontecerão no espaço cultural Matadero de Madrid, no Pavilhão Terneras. Terão início na Sexta-feira, dia 31 de Maio, às 17.00 horas, com uma mesa inaugural composta por representantes de várias organizações antinucleares internacionais e terão o seu fim no Domingo, dia 2 de Junho, às 12.00h, com uma manifestação que decorrerá na Plaza de Callao para reivindicar o fim da energia nuclear.

 

A apresentação do IV Fórum Social Mundial Antinuclear aos meios de comunicação social será feita em conferência de imprensa no dia 31 de Maio, às 10 horas, no Auditório Casa del Reloj (Paseo de la Chopera, 6-10, 28028, Madrid).

 

Programa completo e mais informações sobre o IV Fórum Social Mundial Antinuclear em: https://movimientoibericoantinuclear.com/2019/05/09/programa-foro-social-mundial/

 

 

Madrid, 30 de Maio de 2019

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

A Comissão Coordenadora do MIA em Portugal

 

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb