ADVID e QUERCUS promovem seminário para apresentar resultados do projeto Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade na Viticultura

O projeto “Parceria Europeia para a Protecção da Biodiversidade na Viticultura”, apoiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, centra-se na formação para as boas práticas que fomentam a biodiversidade no ecossistema vitícola. O objetivo é incentivar os produtores a promover e proteger a biodiversidade nas suas diversas vertentes e através de vários níveis do ciclo de produção. Os parceiros do projeto são organizações de proteção da natureza e associações de viticultores da Alemanha, Espanha e Portugal e ainda uma exploração de agricultura biológica na Turquia; em Portugal o projeto é dinamizado pela ADVID Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e pela QUERCUS Associação Nacional de Conservação da Natureza.

O projeto procurou congregar a experiência acumulada dos parceiros, culminando na produção de um plano de ação o mais completo possível, mas prático e acessível a qualquer viticultor. Com o objetivo de se disseminarem os principais resultados, a ADVID, em parceria com a QUERCUS, promove uma sessão de divulgação ao setor, com o seguinte programa:

Data: 22 de março  2018

Local: Edifício Centro de Excelência da Vinha e do Vinho

Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real – Régia Douro Park

10h00– Receção dos participantes

10h10 - Abertura com representantes da ADVID e da Direção Nacional da QUERCUS

10h20 - Outputs produzidos no projeto. Apresentação da Ficha Informativa e Guia de Biodiversidade na
               Viticultura | Paula Silva (QUERCUS)

10h40 – O “Biodiversity Check”; questionário e relatório | Ana Cristina Duarte (UTAD)

11h10 – Coffee-break

11h30 - Vídeos sobre ações de conservação para a biodiversidade protagonizados por associados da
               ADVID
| Maria do Carmo Val (ADVID)

11h50 – Apresentação do Plano de Ação para a Biodiversidade.  Implementação de ações de conservação
               da biodiversidade | Cristina Carlos (ADVID)

12h10 – Debate

12h45 – Almoço livre

15h15 - Visita à Quinta de Murças. Visão da empresa relativamente à sustentabilidade ambiental. Observação das ações de conservação em curso | José Luis Moreira da Silva (Murças, S.A.)

16h30 – Encerramento