Rubrica “Minuto Verde” da Quercus celebra 12 anos de emissão na RTP1

A rubrica Minuto Verde celebra hoje 12 anos consecutivos de emissão na RTP, com mais de 3000 episódios dados aos portugueses sobre os mais diversos temas ambientais.

 

mv mar18Produzida e apresentada pela Quercus desde 2006, Minuto Verde é uma rubrica de sensibilização ambiental emitida todos os dias úteis no espaço informativo das manhãs da RTP1, o Bom Dia Portugal, repetindo três vezes em cada emissão diária (um pouco antes das 8h00, 9h00 e 10h00). Desde finais de 2017, a rubrica passou a ser exibida também durante o programa Portugal em Direto, emitido entre as 17h30 e as 19h00 da RTP1.

 

Em episódios de 60 segundos, são transmitidas boas práticas ambientais de aplicação no dia-a-dia, através de uma linguagem direta e informal, tendo como cenário ambientes do quotidiano. Nos últimos meses, a Quercus tem dado especial enfâse a temas fortes da atualidade ambiental, como a prevenção dos fogos florestais; a promoção de alternativas aos produtos descartáveis, especialmente os de plástico; o incentivo à poupança de água no contexto de seca que afeta o país; a mobilidade elétrica ou o turismo de baixo impacto ambiental.

 

 

Em 2017, o Minuto Verde chegou às livrarias e às escolas

 

mv livro

 

 

Em Outubro de 2017, coincidindo com a celebração do seu 32º aniversário, a Quercus lançou o livro “Minuto Verde – Os Conselhos ambientais da Quercus no Bom Dia Portugal da RTP1”, editado pela Casa das Letras do Grupo LEYA, no âmbito das Edições RTP. Este livro, que se encontra à venda em cerca de 1000 livrarias por todo o país e também online, surgiu da vontade de celebrar um dos projetos mais duradouros e reconhecidos da Quercus. Ao todo, o livro reúne cerca de 200 textos inspirados no formato televisivo, divididos em 11 capítulos temáticos.

 

Também em finais de 2017, a Quercus desenvolveu o projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola”, financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. O projeto envolveu os alunos do 8º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico de 6 escolas dos distritos de Lisboa e Portalegre, na elaboração e apresentação de conteúdos audiovisuais, inspirados no formato do Minuto Verde, sobre as mais diversas temáticas ambientais.

 

A rubrica Minuto Verde conquistou já um notável reconhecimento por parte do público, que contacta habitualmente a Quercus com sugestões de filmagem e pedidos de esclarecimento. Estima-se que tenha uma audiência aproximada de 400 mil telespectadores só em Portugal (considerando as várias repetições diárias), um número largamente ultrapassado considerando a emissão na RTP3, RTP Internacional e RTP África. Todos os episódios são disponibilizados diariamente na plataforma RTP PLAY (www.rtp.pt/play/p55/minuto-verde).

 

 

 

 

Lisboa, 6 de março de 2018 

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb