Roadshow MOCHE Dá Tudo by Projeto 80

 

Até 24 de março Roadshow MOCHE Dá Tudo by Projeto 80 arranca a 16 de janeiro em Aveiro


Durante nove semanas, o roadshow vai visitar 36 escolas, nos 18 distritos nacionais
Com sessões de boas práticas de sustentabilidade e estimulo ao empreendedorismo e associativismo que chegam a milhares de alunos

 

Nos próximos dias 16 e 17 de janeiro, a cidade de Aveiro vai receber as primeiras paragens do Roadshow MOCHE Dá Tudo by Projeto 80, na Escola Secundária José Estêvão e Escola Básica e Secundária de Anadia, respetivamente.

 

Promovida pelo MOCHE, esta viagem procura incentivar os jovens entre os 13 e os 17 anos a “Ocupar o seu lugar na História”, ao criar e agir em torno dos temas que fazem parte da sua realidade, com vista à promoção de uma cidadania mais ativa e relevante para um futuro sustentável.

 

Com a duração de um dia em cada escola, o Roadshow conta com atividades que incentivam a partilha de ideias, o empreendedorismo jovem, a prática de exercício físico, reciclagem e outras boas práticas para o ambiente, sempre com muita diversão.

 

 

ID P80

 

 


O Roadshow integra-se no Projeto 80, um programa que incentiva os jovens a apresentarem a concurso projetos que fomentem o desenvolvimento sustentável, criados nas suas escolas e comunidades, que podem ir desde práticas de reciclagem, a iniciativas promotoras da preservação de recursos naturais, voluntariado e muito mais.

 

As candidaturas ao projeto podem ser submetidas até 31 de maio de 2017, no site www.projeto80.pt. A iniciativa é aberta a todas as escolas do país e cada escola pode inscrever mais do que um projeto, desde que com temáticas diferentes e equipas até 20 membros.

 

Do leque de projetos submetidos, serão selecionados seis projetos finalistas que se tornam automaticamente candidatos à categoria “Iniciativa Jovem – Projeto80” do Green Project Awards Portugal 2017. Todos os elementos da equipa vencedora da categoria “Iniciativa Jovem” serão premiados com Passes Intra_Rail Xcapede três dias que incluem viagem de comboio e alojamento em Pousadas de Juventude, para conhecer o que de melhor o que o País tem para oferecer.

 

Até 24 de março, o Roadshow vai estar na estrada para visitar 36 escolas dos 18 distritos de Portugal, chegando assim a milhares de alunos, para promover a participação cívica, o empreendedorismo e o associativismo jovens dentro da comunidade escolar.

 

Este Projeto é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards, com o apoio da República Portuguesa.


Calendário de escolas a visitar no Roadshow P80 e outras informações disponíveis no site e no facebook.

 

Atividades do Roadshow:


MOCHE: PROFJAM


A ativação MOCHE vai contar com a presença do PROFJAM, um dos rappers portugueses mais promissores da atualidade para um workshop focado no Empreendedorismo Digital e a importância da Criatividade, como uma Introdução à Escrita Criativa, junto dos jovens.


O PROFJAM vai lançar aos jovens dois desafios: a criação de uma quadra rimática e sugestão para o nome da Tour 2017 do artista, e ainda dar um showcase em conjunto com os alunos.


SPV – Estórias de RIRciclar

 

São estórias de todos os dias que evidenciam a importância de separar e reciclar os resíduos de embalagem como hábitos quotidianos. Afonso Paiva, jovem humorista de Coimbra, é o convidado da SPV, entidade gestora da reciclagem de embalagens em Portugal, que interpretará um conjunto de rábulas dedicadas a várias personagens bem conhecidas da nossa atualidade, sempre com um tema em comum: desconstruir os preconceitos e mitos sobre a separação de resíduos de embalagem.


Amb3e – Escola Eletrão


Com a apresentação da Escola Electrão, a Amb3E pretende mostrar aos jovens que participam no roadshow a importância de reciclar equipamentos elétricos, lâmpadas e pilhas usadas, e incentivá-los a serem catalisadores de mudança de comportamentos através da mobilização da comunidade. A iniciativa, que existe já desde 2009, desafia as escolas, professores alunos e toda a comunidade escolar a envolverem-se na missão da reciclagem, premiando as escolas mais interventivas com contributos financeiros que visam a melhoria das condições das escolas ou o desenvolvimento de projetos que permitam aos jovens explorar o seu potencial para contribuírem para um planeta mais sustentável.
Esta é a oportunidade perfeita para que todos possam conhecer melhor este projecto que promove a reciclagem e a sustentabilidade, aceitando o desafio que irá ser lançado para participarem na Rede Electrão.

 

Luso Fruta: Luso Fruta Sports Talents


Luso Fruta escolheu o tema Associativismo para se integrar no Projeto 80. Em vez de promover a competição, Luso Fruta prefere incentivar a congregação de esforços em torno de um interesse comum através de um estilo de vida saudável. Neste âmbito, Luso Fruta apresenta o Luso Fruta Sports Talent, um programa onde os alunos através de diversos desafios mensais, ligados ao desporto, conseguem ganhar prémios não só para si como também para a escola e para a comunidade.


Intra_RailXcape - #explora PT


A ativação Intra_RailXcape#explora PT vai abordar, ao longo do roadshow, temas como a mobilidade juvenil e o turismo sustentável.
Os vencedores do desafio um Intra_RailXcape, um programa destinado aos jovens entre os 12 e 30 anos, composto por três dias de viagens de comboio com duas noites de alojamento em Pousadas de Juventude, utilizado por centenas de jovens em 2016 para explorar Portugal de Norte a Sul.

 

APA / Quercus


A apresentação visará sobre conceitos e objetivos da educação ambiental para a sustentabilidade, assim como alguns dos principais desafios que vivemos do ponto de vista ambiental a nível global e formas de observar o espaço que nos rodeia, analisar, refletir e criar soluções que tornem o planeta ambientalmente mais sustentável. Serão abordadas algumas temáticas possíveis de enquadrar projetos a desenvolver em meio escolar e será incentivada a mobilização para que esses projetos sejam candidatos ao Projeto 80.

 

Instituto Português do Desporto e Juventude - Sessão sobre Associativismo


O IPDJ vai realçar a importância do associativismo como escola de cidadania participativa e apresentar boas práticas associativas através de intervenções e dinâmicas, que incluem apresentações de associações juvenis e testemunhos de dirigentes associativos.Será ainda o momento para prestar informações, por exemplo, sobre a constituição de uma associação e os apoios existentes.

 

Sobre o MOCHE Dá Tudo by Projeto80


Iniciativado IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, da Direção-Geral da Educação, da DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus e Green Project Awards e com o apoio do Governo Português,o Projeto 80 visa promover o empreendedorismo e associativismo juvenis e demonstrar a pertinência do trabalho em equipa em prol de um objetivo e causas comuns: o desenvolvimento sustentável.

 

 

 

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb