Quercus na Concentração pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz

A Quercus vai estar presente na Quinta-feira, dia 12 de Janeiro, na Concentração pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz,convocada pelo MIA - Movimento Ibérico Anti-nuclear. A Concentração esta marcada para as 18 horas junto ao consulado de Espanha em Lisboa.

13403262 1288756114486690 3972652690086596800 o 1 2Uma vez mais a Quercus vai juntar-se a diversas associações ecologistas e movimentos espanhóis que lutam pelo encerramento desta central nuclear, que fica situada junto ao rio Tejo, na província de Cáceres, em Espanha, perto da fronteira com Portugal.

A Central de Almaraz tem tido incidentes com regularidade, com situações em que já foram medidos níveis de radioactividade superiores ao permitido, sendo Portugal afectado por a central se situar numa albufeira afluente do rio Tejo e pela proximidade, em caso de contaminação por via atmosférica.

Em Almaraz, acidentes como o ocorrido em Maio de 2008, onde foram libertados cerca de 30 000 litros de água radioactiva, o que obrigou à evacuação do pessoal do recinto de contenção, bem como ao tratamento posterior dessas águas e sua libertação no rio Tejo, apenas vêm reforçar a importância de se proceder ao encerramento impreterível da central na data prevista – Junho de 2010. A Quercus manifesta desde já grande preocupação com as movimentações para um prolongamento deste prazo.

Junte-se a nós na concentração pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz!

Para inscrições e/ou informações complementares:

Telm: 93 778 8 474 Telefone: +351 217 788 474 |

Lisboa, 10 de Janeiro de 2017