Rubrica “Minuto Verde” da Quercus completa uma década de emissão na RTP

Mais de 2500 conselhos ambientais transmitidos

 

Minuto VerdeA rubrica “Minuto Verde” celebra no próximo domingo, dia 6 de março, 10 anos consecutivos na RTP, com mais de 2500 episódios e cerca de 42 horas de emissão sobre os mais diversos temas ambientais.


Às 8h, 9h e 10h, todos os dias úteis

 

O “Minuto Verde” é uma rubrica de sensibilização ambiental produzida e apresentada pela Quercus na RTP1 desde 2006. É emitida todos os dias úteis no bloco informativo das manhãs da RTP, o “Bom Dia Portugal”, líder de audiências neste horário, repetindo três vezes em cada emissão diária (ligeiramente antes das 8h00, 9h00 e 10h00).

 

Através de uma linguagem direta e informal, são transmitidas boas práticas ambientais de aplicação no dia-a-dia, em episódios de 60 segundos previamente gravados e tendo como pano de fundo cenários do quotidiano. São também divulgadas áreas naturais de grande relevância ecológica e iniciativas de sustentabilidade ambiental desenvolvidas por empresas, autarquias e demais entidades.

 

 

O Minuto Verde em números:

  • 10 anos
  • Mais de 42 horas de emissão
  • 1 mensagem de 150 palavras em 60 segundos
  • 2576 episódios emitidos
  • 7728 emissões
  • Episódios especiais em 5 países CPLP



 

10º ano de emissão com novidades

 

Mantendo o formato de três apresentadores em rotatividade, o “Minuto Verde” passou a contar desde Janeiro de 2016 com duas novas caras residentes – Nuno Sequeira e Célia Vilas Boas – que se juntam a Sara Campos.

No seu décimo ano de emissão, a rubrica vai estar mais próxima dos temas e iniciativas locais, passando a contar com a colaboração regular de voluntários dos Núcleos Regionais da Quercus na apresentação de alguns episódios. A partir de 9 de março, as emissões das quartas-feiras assumirão este formato a cada 15 dias, apostando na pluralidade e descentralização e dando ao Minuto Verde uma verdadeira dimensão nacional.

Fruto de uma parceria entre a Quercus e a agência de comunicação GCI, os vídeos do Minuto Verde passarão ainda a ser disponibilizados no portal “Greensavers”, em

http://greensavers.sapo.pt/temas/greensavers/minuto-verde-videos/


 

Rubrica é ferramenta de educação ambiental

 

Caso único de longevidade e continuidade no âmbito desta temática, o Minuto Verde conquistou já um notável reconhecimento por parte do público e da sociedade em geral, que contacta habitualmente a Quercus com sugestões de filmagem e pedidos de esclarecimento. A rubrica é também utilizada como recurso pedagógico por parte de escolas e empresas.

O Minuto Verde tem uma audiência estimada de 500 mil telespectadores só em Portugal, um número que é largamente ultrapassado considerando que a rubrica é também emitida em diversos países pela RTP Internacional e RTP África.

 

 

Filmagens já percorreram Portugal e PALOPs

 

Em termos de abrangência geográfica, o Minuto Verde já realizou deslocações a todos os distritos de Portugal Continental e também às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, procurando, de forma descentralizada, mostrar os bons exemplos ambientais e locais prioritários em termos de conservação da natureza em todo o país.

Através de uma parceria com a CPLP, o Minuto Verde realizou também episódios especiais em cinco países lusófonos entre 2012 e 2015 – Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola e Timor-Leste - onde a rubrica é transmitida através da RTP África e RTP Internacional e largamente reconhecida.


Todos os episódios do Minuto Verde são disponibilizados diariamente em
www.rtp.pt/play/p55/minuto-verde, podendo também ser solicitados à Quercus.

 


Lisboa, 4 de março de 2016

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb