Quercus sensibilizou mais de 450 técnicos de todo o país para o consumo eficiente de recursos

agua pouparEntre Setembro e Dezembro de 2014, a Quercus percorreu todos os distritos de Portugal Continental com o Projeto EcoConsumo – Ferramentas de apoio para o consumo sustentável de energia e água, apoiado pelo Fundo do Consumidor (Direção Geral de Consumo). No total, o Projeto conta com 19 sessões de sensibilização, estando a última agendada para amanhã, em Oeiras. Estas ações de formação gratuitas chegaram a vários pontos do país, entre norte e sul, litoral e interior, tendo contado com 450 participantes.

Apresentadas por técnicas da equipa do Grupo de Energia e Alterações Climáticas da Quercus, as sessões centraram-se na informação e sensibilização para hábitos de consumo mais eficientes, mostrando dados quantitativos sobre o retorno possível de obter com a aplicação quer de medidas mais eficientes no consumo de água e energia, quer de equipamentos menos consumidores destes dois recursos.

Entre o total de participantes nestas 18 sessões decorridas até agora, contaram-se 149 colaboradores de autarquias; 22 colaboradores de juntas de freguesias; 18 técnicos de empresas de distribuição de água; 6 colaboradores da Segurança Social; 3 representantes de comunidades intermunicipais e Agências de Energia; 81 técnicos de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e associações de desenvolvimento local; 2 colaboradores de associações de defesa do consumidor; e ainda 49 professores do ensino básico e secundário, bem como 24 alunos e professores do ensino superior. Estiveram ainda presentes 88 cidadãos a título particular.

O envolvimento de vários atores da sociedade civil, nomeadamente ligados à administração local, aos serviços de abastecimento público ou ainda às instituições sociais é extremamente relevante no âmbito dos objetivos deste projeto. A sensibilização de técnicos e funcionários no quadro dos serviços municipais potencia o efeito multiplicador das boas práticas para os cidadãos de cada município e estimula a adopção de políticas públicas mais verdes, reduzindo também os custos associados ao consumo de água e energia em edifícios afetos a todos os serviços.

Nestas sessões foram também divulgados os simuladores de consumos disponíveis em www.ecocasa.pt, agora acessíveis também em versão mobile, para visualização em smartphones e tablets.

Projeto apoiado por:
logo fundo do consumidor -lombada

Lisboa, 15 de Dezembro de 2014

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza



Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb