ONGs de Ambiente Internacionais e Movimentos Sociais abandonam a Conferência do Clima em Varsóvia

cop19 plnearioÀs 14h de hoje (hora local em Varsóvia, mais uma do que em Lisboa), dia 21 de novembro, um grupo das principais organizações não governamentais internacionais de ambiente e de desenvolvimento sairam das negociações sobre alterações climáticas que estão a decorrer em Varsóvia, na COP19, em protesto pelo esperado insucesso do encontro. Greenpeace, Oxfam, WWF, Actionaid, Amigos da Terra, a Confederação Sindical Internacional e o grupo da campanha 350.org abandonaram o estádio nacional onde decorre o evento.

 

É a primeira vez que uma saída em massa de uma Conferência das Partes acontece.

 

A Conferência de Varsóvia, que deveria ter sido um passo importante na transição justa para um futuro sustentável, está virtualmente a caminho de não levar a qualquer decisão significativa. De facto, as ações de muitos países ricos em Varsóvia estão diretamente a menosprezar a própria Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, que é em si um processo multilateral relevante que deve ser bem sucedido se quisermos resolver a crise climática global.

 

A Conferência de Varsóvia tem colocado os interesses da indústria poluente acima dos cidadãos do planeta.

As organizações e movimentos representativas de todos os cantos do planeta decidiram sair voluntariamente das negociações climáticas em Varsóvia, a bem de um melhor uso do tempo. Assim, o objetivo é mobilizar as pessoas para forçarem os seus governos a tomarem a liderança para uma ação climática séria.


A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, como organização nacional, e em linha com a posição da Rede de Ação Climática Europeia, não abandonará a conferência por se considerar que associações nacionais europeias têm conseguido, até agora, um papel relevante na definição das políticas de energia e clima. A Quercus está solidária e de acordo com este protesto único e muito significativo que a sociedade civil mostra junto da inércia dos países.


Varsóvia, 21 de novembro de 2013

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb