Dia Internacional da Biodiversidade | 22 de Maio: Salvemos os últimos rios naturais de Portugal

Dia Intern Biodiversidade 2012

Comemorou-se no passado dia 22 de maio o Dia Internacional da Biodiversidade, em que diversas associações relembraram que alguns dos piores atentados contra a diversidade em Portugal decorrem de empreendimentos promovidos com a cumplicidade do Estado, alegadamente para proteger o Ambiente.

 

Falamos concretamente das barragens do Baixo Sabor e de Foz Tua, que se avançarem destruirão os mais importantes dos habitats ribeirinhos naturais dos grandes rios ainda existentes em Portugal.

 

O Baixo Sabor é um sítio da Rede Natura 2000, que ficará irremediavelmente degradado pela albufeira com o mesmo nome. O vale do Tua, cujo curso inferior será destruído pela albufeira de Foz Tua, tem igualmente grande relevância ecológica, para além de um valor patrimonial e cultural verdadeiramente ímpar, integrando o Douro Vinhateiro Património da Humanidade e a linha ferroviária do Tua.

 

Escolhemos esta data simbólica para entregar um conjunto de documentos demonstrando as ilegalidades cometidas no Baixo Sabor e em Foz Tua, à Procuradoria Geral da República, à Inspeção-Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (IGAMAOT), e ao Provedor de Justiça.

 

ONGS LOGOS rios

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb