Projeto Ecobrigadas distinguido com o ENERGY GLOBE Portugal 2012

 

O prémio foi entregue no dia 31 de maio, numa cerimónia que decorreu entre as 19h30 e as 21h30, na Residência da Conselheira do Departamento Comercial da Embaixada Áustria de Lisboa, a Dr.ª Astrid Pummer, em Lisboa.

 

Para receber o certificado, estará presente Francisco Ferreira, coordenador da Área de Energia e Alterações Climáticas, que representará a Quercus juntamente com Ana Rita Antunes e Filipa Alves, responsáveis pela coordenação e desenvolvimento do projeto. Durante o mês de maio serão premiados em diversos países, em cooperação com os respectivos Departamentos Comerciais das Embaixadas da Áustria espalhadas pelo mundo, os vários projetos nacionais vencedores do Energy Globe.

 



‘Online-Action-Day’ a 5 de Junho

 



Esta cerimónia decorre pouco antes do Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de Junho, data escolhida para o ‘Online-Action-Day’ do Energy Globe, no âmbito do qual o projeto Ecobrigadas estará em destaque na página www.energyglobe.info, a par de outras iniciativas sustentáveis premiadas pela iniciativa.



 

O objetivo é apresentar, durante 24 horas e sob o patrocínio da UNIDO, UNEP e UNESCO, as soluções ambientais propostas pelos projetos nacionais vencedores em todo o mundo: desde ideias de alta tecnologia até soluções simples, mas eficientes, para a maioria dos nossos problemas ambientais, incluindo a eficiência energética, as energias renováveis ou a gestão responsável dos nossos recursos.

 

Neste Online-Action-Day, o Energy Globe oferece aos cidadãos de todo o mundo a possibilidade de verificar online e gratuitamente o seu potencial de poupança de energia e ainda de descobrir através da ferramenta “solartool”, como gerar e utilizar a energia solar de acordo com a realidade de cada país. A soma do potencial de poupança de energia, ou seja do potencial do fluxo elétrico solar gerado, será continuamente documentado através de um contador global.


 


Sobre o projeto Ecobrigadas

ECOBRIGADAS logoO objetivo deste projeto, implementado entre 2009 e 2010, foi informar cidadãos em geral e comunidades escolares em particular sobre a necessidade de economizar energia de forma a garantir um desenvolvimento sustentável. Para tal, foi avaliado o potencial de poupança de energia em 281 agregados familiares, através de inquéritos diretos às famílias e da verificação dos seus hábitos de utilização de energia, tendo sido abrangidas 866 pessoas. O mesmo processo foi realizado em 21 escolas, onde se procedeu a mini-auditorias de modo a identificar em que locais se podia poupar energia. Foram ainda realizados 48 workshops públicos para 1.529 participantes sobre poupança de energia em casa e 17 sessões dirigidas a 290 professores, de modo a ajudar na integração do tema nos programas de ensino.



O projecto Ecobrigadas foi financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.

 

Sobre os Energy Globe Awards


Logo Energy Globe 400pxOrganizado desde 1999 pela Fundação Energy Globe, fundada e  presidida por Wolfgang Neumann, este prémio internacional de sustentabilidade e energia distingue, anualmente, projetos de todo o mundo que promovam a preservação dos recursos naturais e a utilização de energias renováveis. Todos os anos, candidatam-se cerca de 800 projetos e iniciativas, que competem por esta distinção em cinco categorias: Terra, Fogo, Água, Ar e Juventude.

 

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb