Quercus promove Seminário sobre 'Vitivinicultura e Biodiversidade - boas práticas e valor acrescentado'

vitiviniculturaO encontro, que se realizará terça-feira, dia 20 Novembro nas instalações da Secretaria de Estado da Agricultura, no Terreiro do Paço, reunirá entre outros, especialistas de investigação aplicada, ONG de ambiente e sobretudo empresas do sector vitivinícola. Taylor's, José Maria da Fonseca, Real Companhia Velha e várias outras empresas e organizações, bem como reconhecidas figuras do mundo do vinho, como o jornalista João Paulo Martins, estarão presentes neste seminário e workshop promovido pela Quercus.

 

No âmbito do projeto Empresas e Biodiversidade - Mundo Rural1 a Quercus selecionou alguns sectores que pelo seu dinamismo, peso na economia e também pela inovação e existência de boas práticas ambientais reconhecidas, podem ter um papel mais ativo e influência no mundo rural, na sociedade em geral e nos mercados.

 

A Vitivinicultura e o Vinho são sectores de grande importância para a economia nacional, mas por outro lado a cultura da vinha é responsável pelo uso de grandes quantidades de agro-químicos. Assim, focar práticas ambientais pró-biodiversidade na vitivinicultura, a importância de manter um mosaico de paisagem que garanta alternância das vinhas com vegetação natural e semi-natural, bem como outras formas de contribuir para a sustentabilidade da fileira do vinho são os objetivos principais deste encontro, que se estrutura sobre a lógica Investigação, Conhecimento; Ação; Comunicação e Valorização.

 

Partindo da investigação em curso e de exemplos concretos de boas práticas relativas à conservação dos ecossistemas, discutir-se-ão modos de implementar e valorizar uma produção de vinho mais amiga da biodiversidade, em diversas vertentes, como a biodiversidade funcional da vinha, os valores naturais da paisagem, a preservação de castas autóctones, o modo de produção biológico, a opção pela rolha de cortiça certificada, etc.

 

Empresas e biodiversidade

A abordagem do projeto da Quercus "Empresas e biodiversidade" vai ao core business das empresas para chegar à biodiversidade. Segundo Paula Silva, coordenadora de projecto, "A nível internacional estão a surgir várias iniciativas do género "Business and Biodiversity" e é preciso Portugal não perder o momento. Apesar da crise, há muitas empresas que podem fazer alguma coisa, e até criar vantagens competitivas no seu ramo.

 

Uma micro-empresa do sector hoteleiro com a qual fizémos um "Biodiversity Check" criou um novo produto associado à biodiversidade circundante e encontrou recentemente uma espécie muito rara na propriedade onde está instalada; com a orientação adequada pode vir a fazer mais pela conservação da biodiversidade do que outras grandes empresas".

 

Para uma verdadeira economia verde


A perda de biodiversidade é atualmente, a par das alterações climáticas, um dos maiores desafios ambientais a superar, e as empresas têm um papel fundamental, pois é através delas que muitos impactes negativos ocorrem sobre a Natureza e a diversidade de seres vivos, seja através da redução ou alteração dos habitats, da poluição, da introdução de espécies invasoras, etc.

 

A Quercus enquanto associação de defesa do Ambiente pretende promover o desenvolvimento sustentável e, nesse contexto, tudo o que concorra para a construção de uma verdadeira Economia Verde, na qual as empresas procuram agir sem impactos significativos e em que as boas práticas ambientais são reconhecidas e valorizadas economicamente pelos respectivos mercados.

 

Igualmente, para a Quercus a predominância de monoculturas altamente mecanizadas onde o conhecimento e a tecnologia usadas são propriedade privada de um reduzido número de empresas, não é uma opção sustentável para a agricultura em Portugal e na Europa. O futuro passa por um mundo rural vivo, se possível multifuncional, com investimento no capital de conhecimento dos agricultores, mais mercados locais e menor peso do sector da grande distribuição.

 

 

Lisboa, 19 de novembro de 2012

 

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 



1 - Projeto co-financiado pelo FEADER, no âmbito do Programa para a Rede Rural Nacional.

 

 

Share

Quercus TV

       

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb