EcoFamílias-Água de Coimbra avança para segunda fase

Começou no passado dia 23 de Maio o segundo período de visitas às dez famílias de Coimbra que estão a participar no programa EcoFamílias-Água, desenvolvido pela Quercus naquela região em parceria com a Águas de Coimbra. Após uma primeira visita de avaliação dos hábitos de consumo de água e de monitorização dos mesmos, nesta segunda etapa serão instalados redutores de caudal nos dispositivos onde se verificou uma maior frequência de utilização, seja na cozinha, seja na casa de banho (torneiras e chuveiros).

 

 

De acordo com a monitorização efectuada, observou-se que cada elemento das famílias participantes tem um consumo médio diário de 150 litros, um valor bastante superior ao consumo médio diário nacional de 78 litros por habitante, segundo dados do “Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água”.

 

Iniciado em Fevereiro de 2011, o programa EcoFamílias-Água pretende acompanhar os consumos reais de água ao nível doméstico, de modo a perceber como estes se distribuem pelos diferentes usos e avaliar, a partir daqui, os potenciais de poupança de água das famílias participantes.

 

A metodologia utilizada permite avaliar comportamentos, hábitos de consumo e identificar oportunidades de melhoria da eficiência na utilização da água. O acompanhamento directo das famílias tem sido um factor fundamental na sensibilização do consumidor para as questões ligadas ao consumo de água no sector doméstico.

 

Com o intuito de fazer esta sensibilização noutras zonas do país, a Quercus já desenvolveu edições semelhantes do programa EcoFamílias-Água na região do Algarve, do Oeste e em Mafra, em parceria com entidades locais.

 

 

Lisboa, 20 de Maio de 2010

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb