Quercus organiza Seminário Internacional sobre Abastecimento alimentar e Biodiversidade

Na sequência dos encontros organizados pela Quercus, em Lisboa, no ano de 2007 e ainda de outros eventos co-organizados no estrangeiro sobre a ligação das empresas com a biodiversidade, a Associação realiza agora um novo seminário, que decorrerá no próximo dia 18 de Abril, em Lisboa, inserido no âmbito do projecto Empresas e Biodiversidade.

 

PRESERVAR O CAPITAL NATURAL - O PAPEL DO ABASTECIMENTO ALIMENTAR E RETALHO

 

Abastecimento alimentar – um conjunto de sectores a mobilizar

 

O Seminário é destinado maioritariamente a um público-alvo empresarial e está enquadrado pelos objectivos da Plataforma Europeia Business and Biodiversity da Comissão Europeia, a qual incluiu os sectores empresariais envolvidos no abastecimento alimentar na lista de sectores a mobilizar prioritariamente no sentido de contribuir para travar a perda de biodiversidade.

 

O encontro focará com algum destaque o sector de retalho, que é presentemente um intermediário chave, actuando como elo de ligação entre milhares de fornecedores de produtos e consumidores. O negócio do retalho na Europa representa uma parte significativa do PIB e Portugal lidera as taxas de crescimento a nível Europeu. Os retalhistas têm uma enorme influência e responsabilidade sobre a produção e os padrões de consumo, pelo que podem contribuir para mudanças significativas através de critérios ambientais aplicados à cadeia de fornecedores, e gerar inclusive alterações na forma como os produtos são produzidos e distribuídos. Com este encontro a Quercus espera mobilizar as empresas para a protecção e investimento no capital natural inerente aos serviços prestados pelos ecossistemas e biodiversidade, que são a verdadeira base do fornecimento dos bens que consumimos diariamente.

 

Oradores internacionais

 

Este seminário conta com a colaboração de parceiros da Campanha Europeia Business and Biodiversity (Projecto LIFE) e tem o apoio da Universidade Lusófona. Estarão presentes oradores internacionais, onde se destaca Annelisa Grigg, Directora da Natural Value Initiative1 e serão apresentadas experiências nacionais. O encontro abordará algumas questões fundamentais, como:

 

- Que impactes e dependência têm os negócios relacionados com abastecimento alimentar em relação aos recursos naturais?

- Que riscos e oportunidades existem?

- O que é concretamente possível fazer?

 

O projecto Empresas e Biodiversidade

 

Desde 2007, ano em que a Presidência Portuguesa da U.E. lançou a iniciativa Business and Biodiversity, que a Quercus tem dinamizado encontros sobre o envolvimento das empresas na preservação da biodiversidade, quer em Portugal, quer noutros países, juntamente com ONGs parceiras, tendo participado em 2009 num evento paralelo à COP9 da Convenção da Diversidade Biológica. 

 

Em 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, a Quercus avançou com o projecto Empresas e Biodiversidade, que procura contribuir para a sensibilização de diversos sectores e disponibilizar recursos metodológicos, experiências e casos-estudo concretos, junto do meio empresarial. A Quercus já fez apresentações deste projecto junto do sector financeiro num workshop da Iniciativa Banca e Ambiente, bem como noutros seminários e encontros e tem feito reuniões com empresas interessadas em melhorar a sua gestão estratégica na área da biodiversidade.

 

Programa, inscrições e outras informações

 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias no site oficial do evento, onde se encontra também o programa e outras informações:

 

http://capitalnatural.eventbrite.com/

 

1 - Projecto da ONG Fauna and Flora International (FFI) que visa sensibilizar as empresas do sector privado sobre os riscos associados aos seus impactes ambientais e à dependência das actividades empresariais em relação aos serviços de ecosistema. Previamente, Annelisa liderou a equipa de Mercados Ambientais da FFI onde se focou no brokering de parcerias com o sector financeiro e no desenvolvimento de oportunidades ligadas aos mercados emergentes de serviços de ecossistema.

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb