Sobreiros em risco enquanto autoridades não conseguem embargar obra ilegal

A Quercus teve conhecimento de que estava a ser efectuada uma grande terraplanagem na Quinta da Califórnia, que fica localizada à entrada do Vale de Santarém, no concelho de Santarém, a qual está a ser executada sem licenciamento municipal na zona de leito de cheias do Tejo, em Reserva Ecológica Nacional e Reserva Agrícola Nacional.

 

Está a ser destruída uma colina onde existem sobreiros, aos quais foram cortadas as raízes estando a provocar a morte de alguns exemplares. As terras estão a ser transportadas para uma zona agrícola, onde está a ser consolidado um aterro que ocupa uma área de vários hectares, em solos de aluvião característicos da Reserva Agrícola Nacional, ocupando ainda o leito de cheias da Reserva Ecológica Nacional.

 

A Quercus alertou no passado dia 20 de Agosto os serviços da Câmara Municipal de Santarém e o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR e continua a aguardar resposta sobre a situação. Entretanto a obra continua a decorrer ilegalmente no terreno.

 

Segundo tivemos conhecimento, não existe licenciamento da obra por parte da Câmara Municipal de Santarém, tendo já sido tentado um embargo o qual não conseguiu parar a obra.

 

Dada a gravidade da situação solicitamos a intervenção das autoridades, para que seja reposta prontamente a legalidade.

 

 

Ourém, 14 de Setembro de 2010

 

A Direcção do Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb