Quercus na manifestação pelo encerramento da central nuclear de Almaraz junto ao Rio Tejo em Espanha

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza vai estar presente no Sábado, dia 12 de Setembro, na Manifestação Antinuclear, a partir das 18h (hora de Portugal), 19h (hora de Espanha), em Navalmoral de La Mata. Da comitiva portuguesa constarão membros de vários Núcleos Regionais da Quercus-ANCN.

pastedGraphic.pdf

Pelo encerramento da Central de Almaraz em 2010

Uma vez mais a Quercus vai juntar-se a diversas associações ecologistas e movimentos espanhóis que lutam pelo encerramento desta central nuclear, que fica situada junto ao rio Tejo, na província de Cáceres, em Espanha, perto da fronteira com Portugal.

A Central de Almaraz tem tido incidentes com regularidade, com situações em que já foram medidos níveis de radioactividade superiores ao permitido, sendo Portugal afectado por a central se situar numa albufeira afluente do rio Tejo e pela proximidade, em caso de contaminação por via atmosférica.

Em Almaraz, acidentes como o ocorrido em Maio de 2008, onde foram libertados cerca de 30 000 litros de água radioactiva, o que obrigou à evacuação do pessoal do recinto de contenção, bem como ao tratamento posterior dessas águas e sua libertação no rio Tejo, apenas vêm reforçar a importância de se proceder ao encerramento impreterível da central na data prevista – Junho de 2010. A Quercus manifesta desde já grande preocupação com as movimentações para um prolongamento deste prazo.

Quercus vê com satisfação que opção nuclear está afastada dos programas dos principais partidos/coligações

Esta manifestação surge numa altura em que, felizmente, nenhum dos principais partidos menciona no seu programa eleitoral a opção pela energia nuclear, nem a necessidade de um debate alargado sobre o tema. A Quercus tem estado sempre disponível para participar nos debates organizados que servem para esclarecer a população portuguesa sobre o tema, mas não apenas as ocasiões para discussão têm sido praticamente inexistentes, como nalguns casos nem temos sido convidados.

Aproveitamos porém oportunidades como esta para divulgar alguns dos problemas desta forma de produção de electricidade, como sejam:

elevados custos;

modo centralizado de produção;

existência de sucessivos acidentes, nem sempre declarados de forma transparente à população e às autoridades;

ausência de solução para os resíduos produzidos.

O programa de dia 12 de Setembro

A manifestação pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz decorrerá em Navalmoral de La Mata, com início às 18h (hora de Portugal), 19h (hora de Espanha), no Parque de las Minas, prosseguindo até ao Parque del Molinillo durante cerca de uma hora e meia, com muita animação prevista.

Esta manifestação contará com a participação das seguintes organizações: Plataforma Antinuclear Cerrar Almaraz, Refinería No, Térmicas NO, Ecologistas en Acción Extremadura, Cúriga-Ecologistas en Acción Monastério, ADENEX, AMUS, QUERCUS, CNT- AIT, CGT, C.A.L.A., Aso.Comarcal Jóvenes del Jerte, Aso. Garabato del Piornal, Colectivo Ambroz de Ecología Social, Los Verdes Extremadura, Juventudes Comunistas, Izquierda Unida, PCEX, Sociedad Zoológica de Extremadura e Ateneu Libertário de Hervás.

Lisboa, 11 de Setembro de 2009

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza