Valormed assina protocolo de colaboração com a Quercus

Foi assinado hoje um protocolo de colaboração entre a Valormed e a Quercus. O acordo prevê a colaboração na divulgação de campanhas de sensibilização na gestão sustentável de resíduos, em particular na área do medicamento. A Valormed é responsável pela gestão dos resíduos de embalagens de medicamentos e produtos equiparados recolhidos em farmácias comunitárias, resíduos de embalagens de venda provenientes das devoluções das farmácias e distribuidores, bem como resíduos de embalagens de medicamentos e produtos de uso veterinário.

José Carapeto, Director-geral da Valormed, salientou no fim da assinatura: “o protocolo de colaboração com a Quercus, hoje assinado, permite potenciar as acções de divulgação e sensibilização junto da população e das entidades participantes”. Por seu turno, Susana Fonseca, Presidente da Quercus, destacou: “A Valormed tem um papel único na gestão de resíduos tão específicos como os medicamentos. A colaboração entre as entidades visa a promoção da redução, reutilização e reciclagem desses resíduos.”

A VALORMED reúne a Associação Nacional de Farmácias (ANF), a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), a Federação das Cooperativas de Distribuição Farmacêutica (FECOFAR) e a Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos (GROQUIFAR). Comemorando este ano o seu 10º aniversário, esta entidade tem por missão desenvolver acções de sensibilização da sua actividade junto da população, com iniciativas de carácter preventivo para as especificidades do medicamento, visando aumentar, assim, a participação do público quanto à recolha das embalagens e medicamentos fora de uso.