Plataforma por Monsanto envia queixa ao Comissário Europeu do Ambiente

A Plataforma por Monsanto enviou uma queixa ao Exmo. Sr. Comissário Europeu do Ambiente, Sr. Stavros Dimas, ao seu representante em Portugal e ao Exmo. Sr. Procurador junto ao Tribunal Administrativo de Lisboa a fim de contestar a pretensão do Governo Português e da CML de suspender parcialmente o PDM com vista à construção da subestação da REN do Zambujal, numa zona de protecção total, dentro do Parque Florestal de Monsanto em Lisboa.

 

pastedGraphic.pdf

Esta obra a ser realizada, não terá em conta qualquer estudo de impacte ambiental (que não existe), qualquer estudo de alternativas credíveis (que também não existe) e irá, entre outras consequências graves, ser responsável pelo abate de 200 árvores numa área que deveria ser defendida e protegida.

 

A proposta de suspensão do PDM foi rejeitada por maioria em sessão de câmara. No entanto, o Governo decidiu suspender o PDM não respeitando a decisão tomada pela maioria dos legítimos representantes dos cidadãos de Lisboa. Esta atitude do Governo demonstra uma enorme falta de respeito pelo poder autárquico e pela vontade da maioria dos eleitos na CML. A Plataforma considera mais estranho ainda o apoio dado pelo executivo camarário a esta decisão do governo Português.

 

A Plataforma por Monsanto condena ainda de forma veemente o protocolo assinado recentemente entre a CML e a REN que coloca o corredor verde de Lisboa como uma das principais razões para construção deste equipamento.

 

Impõe-se perguntar como pode o corredor verde ser construído com o sacrifício de parte da zona verde mais importante da cidade, o Parque florestal de Monsanto?

 

 

Lisboa, 07 de Setembro de 2009

 

A Plataforma por Monsanto

 

Entidades que fazem parte da Plataforma por Monsanto:

Associação dos Amigos e utilizadores do Monsanto

Associação de Moradores do Alto da Ajuda

AMBEX- Associação de Moradores de São Francisco Xavier e Santa Maria de Belém

Associação de Moradores do Bairro do Calhau

QUERCUS

LPN

Grupo Ecológico de Cascais

Clube de Actividades de Ar Livre

Fórum Cidadania LX

Associação Lisboa Verde

ASPEA

ATTAC Verde

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb