Criada Reserva Natural Local do Paul da Tornada

Foi oficialmente criada, no passado dia 2 de Julho, a Reserva Natural do Paul da Tornada, importante zona húmida do Oeste, junto a Caldas da Rainha. A Quercus congratula-se com este importante passo, que vem fortalecer a anterior classificação como parte integrante da Lista de Zonas Húmidas da Convenção de Ramsar, e felicita a Associação Pato, organização não governamental de ambiente local, pela concretização do objectivo de uma luta de muitos anos em prol da conservação do Paul da Tornada.

 

O Paul da Tornada

 

O Paul da Tornada é uma importante zona húmida que se constitui como importante ponto de apoio às rotas de migração de algumas espécies, algumas das quais encontram aí as condições adequadas para a nidificação e também por ser um local importante para a conservação das aves de caniçal do nosso país. Destaque para a presença de aves ameaçadas como a garça-vermelha e a garça-pequena ou diversos passeriformes característicos destes habitats, nomeadamente o rouxinol-grande-dos-caniços, a felosa-dos-juncos ou a franga-d’água-grande. Marcam também presença na área espécies como o lagarto-de-água e o cágado-de-carapaça-estriada.

 

Plano de gestão previsto para daqui a um ano

 

De acordo com o Aviso n.º 11724/2009, o qual comunica a deliberação de aprovar a criação da Reserva Natural Local do Paul de Tornada deverá ser aprovado um Plano de Gestão e a concretização de contratos plurianuais entre o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha. A Quercus relembra a importância destes instrumentos para a gestão do espaço natural e estará atenta a eventuais incumprimentos que ponham em causa a manutenção do paul em estado de conservação favorável.

 

 

Lisboa, 7 de Julho de 2009

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb