Projecto da Quercus sobre poupança de água expande-se a mais municípios

Em 2007, em parceria com a Empresa Águas do Algarve, S.A., a Quercus iniciou o Programa EcoFamílias – Água, através do qual estão a ser acompanhadas dez famílias, na avaliação do seu consumo e da capacidade de redução dos seus gastos de água.´Amanhã, dia 1 de Outubro, este projecto vai ser alargado à zona do Oeste envolvendo um vasto conjunto municípios, em parceria com a empresa Águas do Oeste e Águas de Coimbra, no município de Coimbra, onde serão também acompanhadas, durante um ano, dez famílias residentes em cada uma das áreas.

 

O objectivo deste programa é obter informação relativa aos consumos reais de água registados nas habitações e perceber como os mesmos se distribuem pelos diferentes usos domésticos.

 

No âmbito deste programa foi disponibilizado um sítio na Internet, para que cada EcoFamília possa consultar os consumos registados na sua habitação. Através deste sistema de consulta directa, pretende-se alertar e sensibilizar o consumidor para eventuais consumos desnecessários de água, permitindo-lhe assim ter uma percepção directa das consequências das suas acções.

 

No Algarve, no passado mês de Junho foram instalados redutores de caudal nas torneiras onde se verificou maior frequência de utilização: na cozinha e casa-de-banho (lavatório e chuveiros). Assim, irá, também, ser avaliado a redução de consumos através da utilização destes equipamentos.

 

No final de 2008, os resultados do Programa EcoFamílias que está a decorrer no Algarve serão divulgados. Estes por sua vez servirão de base ao desenvolvimento de um simulador virtual sobre o consumo de água nas habitações, através do qual se pretende aumentar a eficiência em termos de consumo de água no sector doméstico.

 

 

Lisboa, 1 de Outubro de 2008

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb