20 de Setembro – Urgeiriça

No próximo dia 20 de Setembro (Sábado), a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza irá estar presente na Urgeiriça para participar na “Jornada Nacional contra a Exploração de Urânio”, acção integrada na iniciativa “European Uranium Action Day”.

 

Pretende-se com esta iniciativa, chamar a atenção para todos os impactos negativos decorrentes da extracção e utilização do urânio, recordando, no caso específico do nosso país, os erros cometidos na zona da Urgeiriça e alertando desde já para as consequências gravosas que poderão decorrer de uma nova exploração de urânio, no concelho de Nisa.

 

A “Jornada Nacional contra a Exploração de Urânio” é uma organização conjunta das seguintes entidades: Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, Nisa.com - Associação de Comércio de Nisa, ADN - Associação de Desenvolvimento de Nisa, Terra - Associação para o Desenvolvimento Rural, MUNN - Movimento Urânio em Nisa, Não!, AZU - Associação Ambiente em Zonas Uraníferas, Comissão de ex-trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio.

 

O programa da Jornada será o seguinte:

 

9.30h - Visita às antigas minas de Cunha Baixa, Qta do Bispo e Urgeiriça (Local de encontro: CM Mangualde); 

14:30h - Reunião alargada entre as Associações, Movimentos e Comissão / tomada de posição conjunta sobre acção a realizar em Nisa, em Outubro;

16:00 - Conferência de imprensa (Casa do Pessoal da ENU - Urgeiriça).

 

 

Lisboa, 18 de Setembro de 2008

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb