Máquinas de Lavar Loiça (para poupar água…e energia em casa)

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza no âmbito do Projecto Topten (www.topten.pt) desenvolvido em parceria com a EDP, lança hoje dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, mais uma categoria de produtos. Estarão assim disponíveis no site as máquinas de lavar loiça com melhores desempenhos energéticos e de poupança de água.

 

A categoria “Máquinas de lavar loiça” é agora adicionada às categorias já existentes no www.topten.pt. Na lista apresentada são enumerados os modelos de máquinas de lavar loiça, mais eficientes em termos de consumo de água e energia, disponíveis no mercado português.

 

A análise dos equipamentos foi efectuada com base na sua etiqueta energética e nos parâmetros que são considerados nesta classificação, incluindo consumos de água e nível de ruído. Todos os equipamentos analisados pertencem à classe A/A/A, em termos de consumo de energia, lavagem e secagem, respectivamente. As classes A são as que espelham um melhor desempenho destes aparelhos.

 

A máquina de lavar loiça é hoje um electrodoméstico cada vez mais comum nas residências portuguesas. Estima-se que pelo menos 30% possuam já este equipamento.

 

O seu consumo faz-se também sentir na factura ao final do mês, correspondendo a cerca de 3% do total de energia eléctrica consumida no sector residencial.

 

É cada vez mais importante que os consumidores procurem e exijam equipamentos que consumam menos energia e água, de modo a pressionar os produtores e representantes das marcas para que estes invistam e promovam a comercialização e a escolha de electrodomésticos mais eficientes, com baixos consumos de energia e água. 

 

 

Lisboa, 22 de Março de 2008 

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb