Quercus divulga habitação ecológica nas festas da cidade de Ourém

No dia 20 de Junho de 1998 foi inaugurado o Centro de Educação Ambiental de Ourém (CEA), localizado na Mata Municipal, no seguimento de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ourém e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

 

Esta estrutura está a ser gerida pelo Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus, servindo o concelho e a região envolvente no âmbito da dinamização de actividades de sensibilização e educação ambientais.

 

Desde o início do seu funcionamento esteve à frente do CEA um professor destacado para a coordenação de projectos de educação ambiental, tendo já passado por este centro mais de 20.000 alunos e professores que participaram em diversas actividades temáticas.

 

Quercus divulga Casa Ecológica nas Festas da Cidade de Ourém

 

Depois de ter sido apresentado na Feira Internacional de Construção – Concreta 2007, na Exponor, a Casa Ecológica esteve em digressão pelo País, chegando agora a Ourém, encontrando-se junto do Centro de Negócios de Ourém.

 

A Quercus criou a Casa Ecológica, através do Projecto eHco, recorrendo a materiais de baixo impacte ambiental, recorrendo a materiais isolantes naturais, como a cortiça e a madeira, sendo auto-suficiente quanto ao consumo de energia. Este projecto pretende promover a poupança da água e divulgar a utilização de equipamentos que funcionam à base de energias renováveis para satisfazer as nossas necessidades energéticas e aumentar a eficiência no consumo de recursos.

 

Construção: um sector que precisa de mudar

O sector da construção em Portugal é responsável por um elevado consumo de recursos naturais e de energia (representando 20% da energia total do País, atingindo valores mais elevados nos grandes centros urbanos). Este sector produz grandes quantidades de resíduos e de emissões de CO2, sendo fundamental fazê-lo evoluir de uma outra forma. O Projecto eHco enquadra-se numa campanha que alerta para a necessidade de os edifícios apresentarem menores impactes ambientais, tanto na fase de construção como na de utilização e promovam uma maior eficiência energética. Espera-se motivar a população, e em particular os técnicos do sector da construção, para que, ao construir e utilizar um edifício, sejam sempre consideradas medidas que reduzam o consumo de energia, de água e de outros recursos naturais, contribuindo para a melhoria dos indicadores de sustentabilidade do sector.

 

Este projecto é uma iniciativa da Quercus, sendo a sua apresentação local da responsabilidade do Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus, contando com o apoio do Município de Ourém.

 

Hoje, dia 19 de Junho, a partir das 19h, junto ao Centro de Negócios de Ourém, faremos a apresentação pública da Casa Ecológica, pelo que desde já convidamos todos os interessados a marcarem presença.

 

 

Ourém, 19 de Junho de 2008

 

A Direcção do Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb