Reciclagem anda para trás na Europa | Parlamento Europeu estabelece meta de reciclagem de 20% para 2020, quando actualmente se reciclam 27% dos resíduos urbanos

O Parlamento Europeu aprovou hoje uma Directiva que estabelece para os resíduos urbanos (RSU) um nível de reciclagem de 20% em 2020, quando a média da reciclagem de RSU na União Europeia é actualmente de 27%.

 

O Parlamento Europeu tinha votado anteriormente a favor de uma meta de reciclagem de 50% dos RSU para 2020, mas a pressão dos Governos nacionais, entre os quais o Português, levou a que fosse aprovado um texto em que apenas alguns materiais (cerca de 40% dos RSU – plástico, papel, vidro e metais) tenham de cumprir 50% de reciclagem, o que na prática representa apenas 20% dos RSU!

 

Esta meta que não é obrigatória é pois inferior ao que já se pratica na generalidade da União Europeia, sendo assim uma oportunidade perdida para se promover a redução da emissão de gases de efeito de estufa, a criação de emprego e o desenvolvimento tecnológico na Europa que uma indústria de reciclagem forte poderia trazer.

 

A Quercus aproveita para felicitar a delegação portuguesa no Parlamento Europeu que foi aquela onde, de longe, se verificaram mais votos a favor da reciclagem apesar das instruções contrárias dadas pelos líderes do Partido Popular Europeu e do Partido Socialista Europeu e pelo Governo Português.

 

Quanto ao Governo Português, lamentamos profundamente que se tenha empenhado em dar indicações de voto aos euro-deputados no sentido de votarem contra a reciclagem.

 

A Quercus lamenta também que durante toda esta discussão nunca tenha sido possível ter uma audiência com responsáveis políticos do Ministério do Ambiente (Ministro ou Secretário de Estado), nem o Ministério tenha feito saber qual a sua posição sobre este tema.

 

Esperamos agora que com a transposição da Directiva para o Direito Português se façam adaptações para taxas de reciclagem mais elevadas, nomeadamente dos resíduos orgânicos que são a causa de muitos dos problemas existentes nos aterros sanitários.

 

 

Lisboa, 17 de Junho de 2008-06-17

 

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Contactos: Rui Berkemeier 934256581, Pedro Carteiro 934285343

 

Nota: link para o Comunicado de Imprensa do Parlamento Europeu: http://www.europarl.europa.eu/news/expert/infopress_page/064-31746-168-06-25-911-20080616IPR31745-16-06-2008-2008-true/default_pt.htm

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb