Procure o Rolhinhas mais próximo de si nos hipermercados Continente,centros comerciais Dolce Vita e agrupamentos de escuteiros

Lançada pela Quercus e pelo continente há quase cinco meses esta iniciativa pretende continuar a incentivar as pessoas a preferir rolhas de cortiça e depositá-las, após usadas,não no lixo normal, mas no Rolhinhas. Saiba mais aqui.

 

O Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, foi o pretexto ideal para a apresentação do Rolhinhas, um novo receptáculo para rolhas de cortiça usadas lançado pela Quercus e pelo Continente, que já se encontra no terreno há quase cinco meses.

Através desta iniciativa pretende promover a reciclagem de rolhas de cortiça usadas e aproveitar o potencial deste resíduo enquanto matéria-prima que pode ser transformada em novos produtos.

Este processo de recolha terá depois continuidade através do projecto Green Cork, um programa de reciclagem de rolhas de cortiça desenvolvido pela Quercus, cujo objectivo passa não só pela transformação das rolhas usadas noutros produtos mas também pelo financiamento parcial do programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”.

O Green Cork pretende assim conservar a biodiversidade, valorizando as espécies que fazem parte da floresta autóctone portuguesa, como é o caso do Sobreiro, Quercus suber, ao mesmo tempo que valoriza a rolha de cortiça enquanto produto ecológico e representativo do montado de sobro, que, com toda a biodiversidade que lhe está associada, é um dos sistemas ecológicos mais importantes da paisagem natural portuguesa.  

 

As rolhas recolhidas serão vendidas à Corticeira Amorim que as reutilizará para a fabricação de outros produtos. Estas serão sujeitas a um processo de trituração e aproveitadas para o fabrico de outros produtos aglomerados - isolamentos, juntas de dilatação, pavimentos ou revestimentos.

O valor adquirido com o reaproveitamento de cortiça, a cargo da Corticeira Amorim, permitirá à Associação Quercus criar nos bosques através da plantação de carvalhos, azinheiras e sobreiros pelo país.  Com esta iniciativa pretende-se atingir uma taxa de 30 por cento de reciclagem de rolhas de cortiça no prazo de quatro anos, permitindo que da cortiça possa nascer uma árvore.

 

A cortiça é um material natural e renovável mas limitado em termos de produção. Nesse sentido, “a Quercus defende o aproveitamento das rolhas já usadas permitindo fechar o ciclo e reaproveitando um material de grande valor ambiental e social, contando para tal com a participação de todos os cidadãos”, refere Hélder Spínola, Presidente da Quercus.

Miguel Rangel, director de Marketing do Continente, acrescentou que «o Continente lança mais esta iniciativa ambiental, consciente da importância do ambiente na sociedade e como forma de participar activamente na preservação e na revitalização da natureza urbana, mobilizando e sensibilizando a população portuguesa a reciclar ».

 

O Livro «Diário do Ambiente»

 

 

Na mesma ocasião foi também lançado o livro “Diário do Ambiente” constituindo uma das iniciativas desenvolvidas no âmbito do projecto HiperNatura Continente em parceria com a Quercus, dando expressão à vertente de sensibilização ambiental que se pretende promover. Este livro de bolso será distribuído, hoje, com a revista Visão, resultando de uma colaboração entre o Continente e esta revista, no âmbito também das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra promovidas pela Comissão Nacional da UNESCO.

 

Distribuído em dez áreas temáticas diversas – como a Água, os Resíduos, a Energia ou a Construção Sustentável, cada uma subdividida em três partes, o Diário do Ambiente oferece conselhos práticos para aplicação imediata no dia-a-dia, sem antes esquecer de fundamentar cada recomendação com as estatísticas mais relevantes.

O Continente associa-se a mais esta iniciativa procurando sensibilizar os cidadãos para os temas do ambiente e ecologia. Este projecto de intervenção ambiental representa também, um novo contributo do Continente no âmbito da sua política de responsabilidade corporativa, nas vertentes da sustentabilidade ambiental e social.

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb