Quercus-Aveiro | O Cinco Desejos Ambientais para 2008

No ano de 2008 que agora se inicia, são várias as preocupações e desejos da Quercus-Aveiro para que ao nível ambiental a região onde nos inserimos dê um importante salto qualitativo.

 

Aqui formulamos então alguns desses desejos, os quais esperamos ver realizados muito em breve. 

 

Metro de superfície para Aveiro 

 

Arranque definitivo do projecto do metro de superfície para Aveiro (ligação Águeda – Aveiro – Ílhavo). Este Projecto, fundamental para a mobilidade em toda a região e essencial para a melhoria da qualidade do ar em ambiente urbano e diminuição das emissões de CO2, apenas timidamente tem sido referenciado na agenda política e até ao momento sem consequências práticas. Convém não esquecer que este projecto atingirá uma população alvo de aproximadamente 150 mil habitantes sendo uma mais valia (social, económica e ambiental) competitiva ao nível das deslocações entre estas cidades, face aos meios de transporte actualmente utilizados. 

 

Gestão da “Ria de Aveiro” 

 

Que o “Polis da Ria de Aveiro” contribua para uma efectiva gestão ambiental deste espaço natural. O Plano a elaborar deverá ser ambicioso no que respeita à salvaguarda dos valores naturais, protegendo as áreas nucleares de conservação e de elevado valor paisagístico, interditando a construção urbana e de determinadas infra-estruturas nas proximidades das margens da Ria com a consequente afectação do domínio público hídrico, da Reserva Ecológica e da Reserva Agrícola. 

 

Projecto Imobiliário Marina da Barra 

 

O não acolhimento por parte da administração Central e Regional de uma nova tentativa de implementação do Projecto Imobiliário Marina da Barra nos moldes em que no passado foi apresentado e chumbado. 

 

Projecto de Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico de Resíduos 

 

Que o projecto de instalação desta Unidade na nossa região seja mais ambicioso do que o inicialmente previsto pela ERSUC, nomeadamente no que respeita às taxas de reciclagem e à utilização de novas tecnologias, como por exemplo a vermicompostagem. 

 

Exercício efectivo da Cidadania 

 

É necessário uma maior intervenção e envolvimento dos cidadãos no que respeita às questões ambientais, nomeadamente através da identificação de atentados ambientais quer sejam efectuados por empresas, privados ou autarquias, efectuando pressão e denunciando os mesmos junto das entidades fiscalizadoras e com conhecimento público. Por outro lado, deverá haver uma maior consciencialização e responsabilidade ambiental devendo cada um de nós pôr em prática, no seu dia a dia, pequenas coisas que contribuem para o incremento da sustentabilidade ambiental da região e de forma mais global do país. 

 

 

Aveiro, 17 de Janeiro de 2008 

 

A Direcção do N.R. de Aveiro da Quercus – A.N.C.N.

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb