RALLY de Portugal | Classificativas Super Especiais decididas em pista fabricada a partir de pneus reciclados

O RALLY de Portugal vai utilizar uma pista de corrida construída a partir de produtos da reciclagem de pneus usados: BMB – Betume Modificado com Borracha. Essa pista, instalada no complexo desportivo do Estádio do Algarve, é onde vão decorrer as classificativas Super Especiais do Rally de Portugal disputadas nos dias 29 de Março e 1 de Abril, respectivamente, no primeiro e último dia do evento.

 

A pista em causa tem 2,03 km, duas faixas de 6 metros largura, tendo sido utilizados na sua construção 32000 kg de granulado de borracha, equivalendo este valor à reciclagem de 4000 pneus usados (de veículos ligeiros).

 

O BMB é uma solução de pavimentação (da responsabilidade da empresa RECIPAV) que incorpora, no mínimo, cerca de 20% de granulado de borracha (resultante da reciclagem de pneus usados) sobre o peso total do ligante. Esta solução, para além de apresentar importantes características diferenciadoras (durabilidade, resistência à fadiga e rodar silenciosos) promove soluções de sustentabilidade ambiental, nomeadamente:

 

  • Incorporação de matérias-primas recicladas,
  • Substituição e redução da utilização de recursos naturais escassos;
  • Solução para a reciclagem de resíduos – pneus usados;
  • Reciclável no seu fim de vida.

 

Os pneus usados são um importante fluxo de resíduos que carece de uma gestão adequada, através da aplicação de operações de recolha e tratamento direccionados para a sua reciclagem. A reutilização, por exemplo através da recauchutagem, e a reciclagem são os destinos ambientalmente mais indicados. A utilização de borracha reciclada em pavimentos é uma aplicação interessante para viabilizar económica e ambientalmente a reciclagem de pneus em Portugal, sujeitos à aplicação de metas legais de gestão (em 2007 devem ser recolhidos pelo menos 95% dos pneus colocados no mercado, recauchutados 30% e reciclados 65% da totalidade dos pneus recolhidos e não recauchutados).

 

A Quercus salienta ainda que o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Novembro de 2006, publicou um Documento de Aplicação para esta solução de pavimentação. Recentemente, a 2 de Março de 2007, foi publicado um Despacho Conjunto dos Ministérios do Ambiente e das Obras Publicas sobre a utilização de Betumes Modificados com Borracha, em infra-estruturas rodoviárias.

 

Neste contexto, consideramos que estão reunidas todas as condições, nomeadamente técnicas, legais e ambientais, para a utilização de borracha reciclada na construção (ou reconstrução) de estradas no nosso país. Acreditamos que brevemente também venham a ser criadas condições para a utilização de outros materiais reciclados, nomeadamente os resultantes do tratamento dos chamados resíduos de construção e demolição (RC&D), vulgarmente conhecidos por entulhos.

 

Lisboa, 29 de Março de 2007

 

 

Informações complementares:

 

1)      Informação sobre a gestão de pneus usados em Portugal da responsabilidade da Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda.

http://www.netresiduos.com/cir/comunicados/Valorpneu2007.pdf

 

2)      Despacho Conjunto dos Ministérios do Ambiente e das Obras Publicas sobre a utilização de Betumes Modificados com Borracha, em infra-estruturas rodoviárias

http://www.netresiduos.com/cir/comunicados/Despacho4015.pdf

 

3)      Documento de Aplicação do BMB elaborado pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil

http://www.netresiduos.com/cir/comunicados/dambabmb.pdf

 

4)      Documento sobre a aplicação de BMB em Portugal

http://www.netresiduos.com/cir/comunicados/utilizacao_bmb_portugal1999_2006.pdf

 

 

 

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