Olimpíadas do Ambiente 2007 | Por Um Mundo Melhor... Sempre!

Primeiro eram...21 mil! Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de todos os distritos do país, incluindo, naturalmente, as regiões autónomas. Foram eles que, em Janeiro, participaram na primeira eliminatória das XII Olimpíadas do Ambiente, um pouco por todo o país.

Agora, chegados a Maio, e depois de ultrapassada a segunda eliminatória (em Março), é tempo de avançar para a Final Nacional. E aí já só vão estar 92 jovens - são eles os apurados nas duas fases anteriores e que podem orgulhar de serem os Finalistas desta XII edição.

Estes jovens participarão em acções de campo e em provas escritas e orais, relacionadas com as várias temáticas das Olimpíadas: Conservação da Natureza, Recursos Naturais, Poluição, Estilos de Vida, Ameaças globais, Política Ambiental e Realidade Portuguesa. As provas serão prestadas no Zoomarine entre os próximos dias 4 e 6, um período que incluirá a discussão de outras temáticas ambientais como, por exemplo, a biodiversidade (as causas e o impacto da sua contínua diminuição). Sempre à volta do meio ambiente, sempre em prol do ambiente!

Mas mais do que responder, os finalistas da edição de 2007 irão, como sempre, aprender! E por isso mesmo, durante um passeio de 5 horas à Ria de Alvor, serão confrontados, ao vivo, com a dinâmica da pressão urbana versus a urgência da conservação da natureza, os valores da biodiversidade e a fragilidades dos ecossistemas estuarinos, as oportunidades de investigação ambiental, a cultura e a educação ambiental.

Durante este inesquecível fim-de-semana ecológico e educacional serão apurados os três alunos de ambas as categorias (7º - 9º ano e 10º - 12º ano); e deste grupo de inquestionáveis defensores ambientais sairão o vencedor de cada categoria.

Para ambos os vencedores,  a Organização das XII Olimpíadas Nacionais do Ambiente preparou vários prémios memoráveis e especialmente contextualizados. Entre eles, os dois vencedores (e os seus encarregados de educação) terão a possibilidade de acompanhar, já em Junho, a devolução ao mar de tartarugas marinhas reabilitadas que, depois de um longo período de reabilitação e preparação para a vida no selvagem, irão ter os seus movimentos monitorizadas por satélite, durante mais de um ano.

Naturalmente, nestas iniciativas importam os prémios... Mas, como é óbvio, importa ainda mais participar num projecto que já é considerado dos mais importantes do país, ao nível da educação ambiental. A primeira edição realizou-se em 1994.

Em 2007 as Olimpíadas são coordenadas por uma equipa multidisciplinar composta por elementos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus e do Zoomarine. Adicionalmente, têm o patrocínio da Fundação LusoAmericana (FLAD), da MaisMomentos, do Programa Ciência Viva e da Rede Eléctrica Nacional (REN).

Para grande honra dos seus promotores e de os participantes, este ano as XII Olimpíadas do Ambiente têm igualmente a honra de receber o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República.