Prémio Quercus 2007 | Programa BIOSFERA. Debate: Os PINs e o Ordenamento do Território

Hoje, dia 6 de Junho, pelas 18:00 horas, decorrerá no Auditório do Metropolitano de Lisboa (Estação Alto dos Moinhos) a cerimónia de entrega do Prémio Quercus que este ano galardoou o programa BIOSFERA produzido para a RTP pela Farol de Ideias. No início desta cerimónia decorrerá ainda um debate subordinado ao tema “Os PINs e o Ordenamento do Território” que contará com a presença do Presidente da Agência Portuguesa para o Investimento, Basílio Horta, de acordo com o programa apresentado em baixo.

 

O Programa Biosfera foi distinguido com o Prémio Quercus 2007 pela forma exemplar como manteve as questões de ambiente em discussão ao longo de um período em que outros temas, nomeadamente económicos e sociais, ganhavam importância nos media portugueses.

 

O Biosfera é um magazine semanal de ambiente que apresenta dossiers temáticos sobre protecção do ambiente, biodiversidade, energia e resíduos, e que tem por objectivo promover a sustentabilidade ambiental. O magazine nasceu da iniciativa da produtora Farol de Ideias e o primeiro programa foi emitido a 18 de Fevereiro de 2005, na altura ainda com 25 minutos, na RTPN.  Com a sua transferência, em Outubro de 2006, para a RTP2 obteve maior visibilidade, fazendo-o atingir um maior número de espectadores. O formato foi também, entretanto, ampliado para 45 minutos, o que permitiu tratar de forma mais detalhada alguns temas bem como criar rubricas diversas como "frente-a-frente", "natureza na cultura" e "acontecimento que é uma data".

O BIOSFERA é produzido semanalmente por uma equipa de 15 pessoas, coordenada por Arminda Sousa Deusdado, e apresentado por Maria Grego.

 

O Prémio Quercus

O Prémio Quercus foi instituído com o objectivo de distinguir entidades, empresas ou cidadãos que se evidenciem na defesa do ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável. Em 2004, primeiro ano em que o Prémio Quercus foi atribuído nos moldes actuais, a “Plataforma Nunca Mais” foi a distinguida em reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido em sequência do desastre ocorrido com o petroleiro “Prestige”, em Novembro de 2002, que contaminou de forma extensa o mar e a costa da Galiza, ameaçando também o território Português. Em 2005 o Prémio foi atribuído a Gonçalo Ribeiro Telles e José Sá Fernandes pelo empenho na defesa do ambiente e de um adequado ordenamento do território. Em 2006 a Câmara da Chamusca e o Eng. Gomes Pedro foram os distinguidos, respectivamente pela forma exemplar como desenvolveu o processo de participação pública na discussão da instalação de um CIRVER (Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos) e por toda uma vida dedicada ao estudo e preservação da flora, quer em Portugal, com um trabalho extenso desenvolvido sobre a vegetação da Arrábida, quer no continente Africano.

 

 

 

Programa: 

 

 

 

Cerimónia de entrega do Prémio Quercus 2007

Debate “Os PINs e o Ordenamento do Território”

 

 

Data: 6 de Junho de 2007

Local: Auditório do Metropolitano de Lisboa. Estação Alto dos Moinhos.

 

18:00           Abertura

- Joaquim José de Oliveira Reis - Presidente do Metropolitano de Lisboa*

- Hélder Spínola - Presidente da Direcção Nacional da Quercus

 

18:15            Debate: “Os PINs e o Ordenamento do Território”.

 

Basílio Horta (Presidente da Agência Portuguesa para o Investimento)

Pedro Bingre (Engenheiro Florestal)

Henrique Pereira dos Santos (Arquitecto Paisagista)

 

Moderador: Luísa Schmidt (Socióloga)

 

 

19:30             Cerimónia de Entrega do Prémio Quercus 2007

 

* a confirmar

 

Lisboa, 5 de Junho de 2007

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb