Quercus ofereceu Azevinhos à população no dia do Ambiente

O Núcleo do Porto da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza celebrou o dia do Ambiente na Avenida dos Aliados com a oferta de 200 Azevinhos.

A partir das 10 horas, foram oferecidos azevinhos a quem realizou o teste da Pegada Ecológica que dá a conhecer uma estimativa do impacto de cada um no Ambiente. Este evento serviu como sensibilização para a Conservação do Ambiente e, em particular da floresta autóctone caracterizada pelos carvalhos (cuja folha e fruto são símbolo da associação), os sobreiros, as azinheiras, os azevinhos, entre outras espécies.

As actividades humanas, nomeadamente a intensa procura de madeira de boa qualidade, o pastoreio, as queimadas, os incêndios e mais recentemente a política florestal do último século, provocaram a transformação completa do coberto vegetal original (floresta autóctone), fenómeno bem visível na floresta da Área Metropolitana do Porto, dominada por monoculturas de Eucalipto.

Assim, o Núcleo do Porto da Quercus propôs, no dia do Ambiente, a plantação de Azevinho (Ilex aquifolium L.), que é uma das espécies mais importantes e, ao mesmo tempo, mais ameaçadas da floresta autóctone portuguesa, contribuindo assim para a preservação do Ambiente e especialmente dos ecossistemas portugueses.

Porto, 5 de Junho de 2007