Planeta Condomínio – Quercus promove Terra gigante e animação na Praça da Figueira.

No dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, a QUERCUS, em parceria com a Universidade de Coimbra, a ELSA – European Law Student Association e a República do Direito, apresentou o livro editado pela Almedina: “O CONDOMÍNIO DA TERRA – Das Alterações Climáticas a uma Nova Concepção Jurídica do Planeta”, da autoria de Paulo Magalhães.

 

pastedGraphic.pdf

pastedGraphic_1.pdf

 

 

A acção teve lugar na Praça da Figueira em Lisboa. Foi instalado o “Planeta Condomínio” (um planeta insuflável de grandes dimensões), ocorrendo em paralelo várias actividades de divulgação deste projecto inovador junto dos cidadãos, nomeadamente a distribuição simbólica de partes comuns do Planeta. A acção “Condomínio da Terra” teve o envolvimento do Canal Odisseia que estará no local com uma brigada a recolher sacos de plástico em troca de sacos de papel, que serão depois encaminhados para reciclagem.

 

pastedGraphic_2.pdfpastedGraphic_3.pdf

 

pastedGraphic_4.pdfpastedGraphic_5.pdf

 

Porque é indispensável e urgente tomar consciência de que existe uma deficiente adaptação das sociedades humanas às circunstâncias impostas pelo planeta que habitam, o qual é dominado por profundas e intricadas inter-relações naturais, o Condomínio da Terra tem como objectivo conciliar os homens com o seu planeta, possibilitando a coexistência de soberanias autónomas num espaço colectivo, ou seja, um poder político, supremo e independente, relativo à fracção territorial de cada estado, e partilhado, no que concerne as partes comuns, que serão a Atmosfera e a Hidrosfera. Esta proposta está alicerçada na experiência jurídica, amplamente testada, da propriedade condominial, que é agora trabalhada à escala da Casa Comum da humanidade.

 

QuercusTV

 

Neste mesmo dia é também lançada publicamente a QuercusTV (http://www.quercustv.org), um sítio Internet da Quercus que pretende divulgar conteúdos vídeo relacionados com a temática do ambiente. Conta para já com vídeos das suas actividades, conselhos do "Minuto Verde" e vídeos de outras organizações de ambiente. Brevemente, com a colaboração dos cidadãos e das várias estruturas da Quercus, este site terá uma maior dinâmica e passará a incluir mais vídeos, nomeadamente das actividades que esta Associação desenvolve.

 

Ecotour 2007

 

A Quercus, em parceria com a Toyota, levou a cabo, com início a 22 de Abril (Dia Mundial da Terra) do corrente ano, uma inovadora campanha de sensibilização e educação ambiental: a ECOTOUR 2007, que terminou no Dia Mundial do Ambiente com acções em Guarda (conferência no auditório do Paço da Cultura às 14:30) e Braga (conferência na biblioteca Lúcio Craveiro da Silva às 21:30). No âmbito do ECOTOUR 2007 uma equipa composta por dois elementos teve como missão desenvolver diversas sessões de esclarecimento e sensibilização ambiental sobre os temas da Eficiência Energética, Energias Renováveis e Mobilidade Sustentável. Esta campanha contou com várias sessões junto da comunidade escolar, com especial destaque para alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico do 7º ao 9º ano, tendo participado 20 escolas e desenvolvidas 60 sessões para um total de cerca de 2500 jovens alunos. Foram promovidos igualmente seminários abertos ao público, nos distritos onde a edição anterior da ECOTOUR recolheu maior entusiasmo. 

 

Lisboa, 4 de Junho de 2007

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb