Pásticos Mistos - Uma solução para os plásticos de difícil reciclagem

A Quercus inicia hoje uma campanha nacional que visa a promoção da reciclagem dos plásticos mistos, ou seja daqueles plásticos que até agora não era possível reciclar e que constituem cerca de 15% dos plásticos recolhidos selectivamente.

 

pastedGraphic_1.pdf

 

Esta acção contou com a presença do Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Humberto Rosa, e contou com o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Álvaro Pedro. (Foto: Conceição Lopes)

Na actividade hoje desenvolvida, em colaboração com a Câmara Municipal de Alenquer, pretende-se divulgar um exemplo de reciclagem deste tipo de plásticos através da sua aplicação no fabrico de objectos úteis e de longa duração tais como bancos de jardim, mesas, vedações, papeleiras e passadiços.

Existem ainda outras aplicações possíveis para os plásticos mistos, tais como:

 

- Bobines para cabos 

- Caixas de visita de esgotos

- Tubos para drenagem de águas residuais e de águas de rega

- Pilaretes de protecção em auto-estradas

- Apoios para sinais de trânsito

- Compostores (compostagem doméstica)

- Ecopontos

 

A Quercus, em colaboração com empresas de gestão de resíduos e de reciclagem de plásticos, tem desenvolvido algumas experiências de reciclagem de plásticos mistos, tendo as conclusões apontado para a viabilidade da utilização destes plásticos em diversas aplicações.

 

Também a Sociedade Ponto Verde está em negociações com empresas nacionais e estrangeiras para o encaminhamento destes plásticos para reciclagem, estando para breve a conclusão desse processo.

 

Nos resíduos urbanos, para além dos plásticos provenientes da recolha selectiva, existe igualmente a possibilidade de reciclar por este método muitos plásticos que estão nos resíduos indiferenciados, e que podem ser separados através do processo de Tratamento Mecânico e Biológico.

 

Para além dos resíduos urbanos, também existem diversas categorias de resíduos que poderão fornecer plásticos para os processos de reciclagem acima descritos, tais como os resíduos industriais banais, os veículos em fim de vida, o equipamento eléctrico e electrónico e os plásticos da agricultura.

 

A Quercus irá procurar através da campanha agora lançada, sensibilizar diversas entidades para a necessidade de se criar um mercado para os produtos em plástico misto, sendo fundamental que na aquisição de serviços ou produtos pela administração pública se dê primazia aos produtos reciclados.

 

Finalmente, há a referir que a reciclagem de plástico, para além de ser uma actividade que ajuda à resolução do problema dos resíduos, gerando desenvolvimento económico e postos de trabalho, é também muito importante para a redução da emissão dos gases de efeito de estufa.

 

Com efeito, segundo um estudo encomendado pelo Ministério do Ambiente, a reciclagem de 1 tonelada de plástico permite poupar a emissão de 1,3 toneladas de CO2 equivalente, sendo o processo de gestão de resíduos mais eficiente para combate às alterações climáticas.

 

Para mais informação, consultar:. 

 

http://www.netresiduos.com/cir/plasticosALENQUER.zip 

 

Lisboa, 5 de Dezembro de 2007

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb