Por uma Volta a Portugal sem Lixo

A Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável na Serra da Estrela vem dar continuidade ao apelo de respeito pela Serra da Estrela lançado recentemente por uma das suas associações integrantes – a Amigos Serra da Estrela, no que respeita à passagem da Volta a Portugal pela Serra.

A nossa preocupação reside principalmente no comportamento do público, da própria caravana na sua passagem bem como nas campanhas publicitárias que tradicionalmente distribuem brindes que depois são

abandonados no local. A Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável na Serra da Estrela solicita pois a todos os agentes envolvidos na Volta a Portugal em Bicicleta 2007 que adoptem e divulguem activamente as seguintes práticas em particular quando se encontrem na área do Parque Natural:

1- Não abandonar lixo nem fazer pinturas nas rochas.

2- Não estacionar os veículos fora da estrada. Existem locais próprios para isso.

3- Não fazer fogo!

4- Recolher o lixo provocado pela passagem da caravana

5- Evitar distribuição de bandeirinhas e panfletos na área do Parque Natural pelos agentes publicitários.

6- Divulgar activamente e repetidamente os pontos anteriores.

Apelamos em particular à Rádio Televisão Portuguesa, pela sua capacidade de divulgação e pela responsabilidade enquanto entidade de utilidade pública, que divulgue pelos meios que lhe estão disponíveis os apelos aqui deixados. Pedimos também especial cuidado com os procedimentos associados à instalação do estúdio móvel situado no final da etapa que termina na Torre.