Próximo fim-de-semana - Acampamento Nacional da Quercus. Serras da Freita e Arada

É já neste fim-de-semana, 8 e 9 de Julho, que a Quercus realiza o seu primeiro acampamento nacional que terá lugar no Parque de Campismo da Fraguinha, na Serra da Arada, concelho de São Pedro do Sul. Este será um momento de contacto com a natureza e realização de actividades de exploração do património natural da região.

 

O primeiro acampamento nacional da Quercus

No sentido de estimular o gosto pelo contacto com a natureza, de potenciar o conhecimento sobre o património natural de Portugal e de proporcionar um momento de confraternização a todos os que nutrem interesse pelo ambiente, a Quercus irá realizar o seu primeiro acampamento nacional no próximo fim-de-semana, dias 8 e 9 de Julho.

 

A região escolhida possui grande riqueza natural – Serras da Freita e Arada – albergando uma das micro-reservas que a Quercus tem vindo a criar por todo o país, no âmbito do seu Fundo de Conservação da Natureza.

 

O local de alojamento é o Parque de Campismo da Fraguinha, situado no coração da Serra da Arada, no concelho de São Pedro do Sul (perto da aldeia de Coelheira) e de onde é possível partir à descoberta das inúmeras riquezas desta região.

 

Actividades previstas

Durante estes dois dias serão realizadas duas saídas de campo, sempre acompanhadas por especialistas, onde se abordarão os temas: flora e habitats naturais e lobo ibérico. Será ainda realizada uma visita à micro-reserva biológica da Turfeira da Freita, criada no âmbito do Fundo de Conservação da Natureza da Quercus.

 

A deslocação e instalação no local do acampamento ocupará a manhã de Sábado e à tarde decorrerá uma saída de campo subordinada ao tema “Flora e Habitats Naturais”, orientada pelo Prof. João Honrado, investigador do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto e membro da ALFA – Associação Lusitana de Fitossociologia.

 

No Domingo de manhã teremos uma saída de campo subordinada ao tema “O Lobo Ibérico”, orientada pela Dr.ª Sara Roque, investigadora nesta área. Durante a tarde de Domingo, depois do levantar do acampamento, será feito um percurso automóvel entre as Serras da Arada e da Freita, com visita à micro-reserva biológica da Quercus “A Turfeira da Freita”.

 

Para mais informações aconselha-se a consulta da página da Quercus em www.quercus.pt.

 

Lisboa, 5 de Julho de 2006

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb