X OLIMPÍADAS DO AMBIENTE: Segunda Eliminatória com 1185 Participantes

Decorre amanhã, 10 de Março, a 2ª Eliminatória das X Olimpíadas do Ambiente, envolvendo 1185 alunos de todos os distritos do país, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Depois da 1ª Eliminatória, que decorreu a 11 de Janeiro e envolveu mais de 22.700 alunos de 305 escolas, a 2ª Eliminatória irá seleccionar os concorrentes à Final Nacional, que decorrerá de 13 a 15 de Maio, em São Pedro do Sul.

As Olimpíadas do Ambiente são uma iniciativa da QUERCUS e da Escola Superior de Biotecnologia do Porto e têm por objectivo a mobilização e sensibilização da comunidade escolar em prol da protecção do Ambiente e da Conservação da Natureza.

Este projecto estabelece duas categorias distintas de acordo com o nível de ensino a que os alunos pertencem; assim, na categoria A concorrem os alunos do 3º Ciclo (7º ao 9º ano) e na categoria B concorrem os alunos do Secundário (do 10º ao 12º ano).

No presente ano lectivo inscreveram-se neste evento 313 escolas que permitiram a participação na 1ª Eliminatória, em Janeiro, de mais de 22.700 alunos. Através de um teste de escolha múltipla e de uma questão de desenvolvimento, foram seleccionados 1185 alunos que disputam amanhã, 10 de Março entre as 14:30 e as 16:00 horas, na segunda fase deste concurso. As provas escritas com questões de escolha múltipla e um trabalho individual irão seleccionar os alunos participantes na Final Nacional, em São Pedro do Sul. Todos os anos o tema deste trabalho é diferente e este ano incide na temática das florestas e da biodiversidade.

As provas decorrerão em dezoito escolas do Continente, duas do Arquipélago da Madeira e oito do Arquipélago dos Açores e abordam diversas temáticas na área do ambiente – biodiversidade, áreas protegidas, recursos naturais, poluição, ameaças globais, política ambiental e estilos de vida mais sustentáveis, entre outras.

Os distritos com mais participantes nesta fase das Olimpíadas são, por razões óbvias, Lisboa e Porto. Em Lisboa, a 2ª eliminatória decorrerá no Colégio Valsassina e deverão participar nesta eliminatória 172 alunos; no Porto, a Escola Superior de Biotecnologia acolhe os alunos da categoria A e o Instituto Superior de Engenharia do Porto os alunos da categoria B, num total de 226 jovens estudantes.

Esta iniciativa deverá contribuir para que os jovens estudantes fiquem mais atentos aos problemas ambientais do Mundo actual, para que, no futuro, quando tiverem a responsabilidade de tomar decisões (profissionais ou pessoais), saibam cuidar melhor do nosso Planeta do que as gerações actuais ou passadas.

A Direcção Nacional e o Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Lisboa, 09 de Março de 2005

Mais informações: www.escolasverdes.org/olimpiadas Hélder Spínola, Presidente da Quercus, 93-7788472 ou 96-4344202 ou Margarida Costa, 91-4179948