Este estudo, datado de Dezembro de 2002, é constituído por um documento denso de 380 páginas e apresenta as seguintes conclusões:

- Página 344:

Em comparação com o sistema de ecopontos, a recolha selectiva porta-a-porta incrementa as quantidades recolhidas de papel e cartão em 7% e de plástico e metal em 485%.

 

- Página 345:

O custo da recolha e triagem de embalagens pelo sistema porta-a-porta (393,99 euros por tonelada) representa apenas 41,09% do custo da recolha por ecopontos (958,81 euros por tonelada). 

 

O sistema de recolha selectiva porta-a-porta sai reforçado com as conclusões deste estudo, no entanto pode ainda ser mais valorizado se tivermos em atenção os seguintes aspectos:

 

a) A adopção da recolha porta-a-porta através de um sistema de recolha por substituição, em que alternadamente se recolhem materiais recicláveis e resíduos indiferenciados, torna menos onerosa a gestão global dos resíduos urbanos, dado reduzir a frequência da recolha dos resíduos indiferenciados.

 

b) Quando a Sociedade Ponto Verde passar a suportar os custos reais de recolha selectiva e triagem, o sistema porta-a-porta torna-se ainda mais atractivo, uma vez que é o que atinge níveis mais elevados de captação de embalagens para reciclagem.

 

c) Os custos de eliminação dos resíduos urbanos tendem a aumentar, pelo que o sistema porta-a-porta, ao reduzir substancialmente os resíduos a eliminar, permite grandes poupanças às autarquias.

 

d) Ao contrário dos ecopontos, a recolha porta-a-porta permite a introdução da recolha de resíduos orgânicos ao domicílio, à semelhança do que é feito em diversas municipalidades da Catalunha e do Norte de Itália, indo ao encontro aos objectivos da Estratégia para os Resíduos Urbanos Biodegradáveis. 

 

Lisboa, 22 de Novembro de 2004

Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Contactos: Pedro Carteiro 934285343; Rui Berkemeier 934256581

 

Para mais informações: - Recolha Selectiva e Reciclagem - A RECOLHA PORTA-A-PORTA NO SISTEMA DE RECOLHA DIFERENCIADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS; ISCTE, Dezembro 2002 (Ficheiro ZIP) - Recolha selectiva Porta-a-porta em Vilassar de Mar (Espanha)

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb