QUERCUS tem nova Direcção

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza realizou hoje, sábado, dia 5 de Abril, a sua Assembleia Geral que teve lugar em Coimbra. Tal como previsto na Ordem de Trabalhos desta reunião, tiveram lugar as eleições para a Direcção Nacional da associação que é composta por um representante de cada um dos dezanove Núcleos Regionais e um máximo de nove membros eleitos.

Foi assim eleita, para os próximos dois anos, por unanimidade, a seguinte lista,

Membros eleitos da Direcção Nacional:

Presidente: Hélder Spínola (Madeira)

Vice-Presidentes: Luís Galrão (Lisboa)

Margarida Silva (Porto)

Tesouraria: Carla Marques (Coimbra)

Secretária: Susana Fonseca (Seixal)

Vogais:

Francisco Ferreira (Setúbal)

Henrique Alves (Porto)

Leonel Rocha (Aveiro)

Nuno Banza (Barreiro)

Mesa da Assembleia Geral:

Presidente: Viriato Soromenho-Marques (Setúbal)

1º Secretário: Paulo Almeida (Aveiro)

2º Secretário: Maria de Lurdes Cravo (Coimbra)

Conselho Fiscal:

Presidente: Joaquim Peixoto (Matosinhos)

1º Vogal: João Loureiro (Valongo)

2º Vogal: Júlio Carrajola (Faro)

Foi igualmente criado o cargo de Director Executivo que corresponderá ao responsável pela gestão corrente da associação e que passará a ser assumido por José Paulo Martins, Presidente da Direcção Nacional cessante.

A nova lista para a Direcção Nacional revela uma considerável renovação de membros – seis dos nove membros eleitos não participaram até agora noutras Direcções Nacionais, apesar de vários serem ou terem sido dirigentes de Núcleos Regionais. Para Presidente da Mesa da Assembleia Geral regressa aos cargos eleitos na Quercus, Viriato Soromenho-Marques que já havia assumido a Presidência da Direcção Nacional da Associação entre durante vários anos no início da década de noventa.

Prioridades da Direcção eleita da Quercus

A Quercus elegeu como prioridades fundamentais para os próximos dois anos, aspectos de organização interna, onde o aumento e o envolvimento do número de sócios e o trabalho regional dos Núcleos assumem particular relevância.

Do ponto de vista da sua actuação, vai ser desde já solicitada uma reunião ao novo Ministro do Ambiente para apresentação de cumprimentos e principalmente para apresentar a nossa posição sobre diversos domínios desde o ordenamento do território, conservação da natureza, até aos recursos hídricos, alterações climáticas, gestão de resíduos, entre outros.

A Quercus considera que entre outras prioridades, e no prosseguimento da Cimeira de Joanesburgo, o compromisso do Sr. Primeiro-Ministro em desenvolver o Plano Nacional para o Desenvolvimento Sustentável deve ser honrado com a maior brevidade possível. Simultaneamente, o Ministério do Ambiente deve ter a capacidade de ter uma política eficiente de concretização dos vários Planos aprovados (como exemplo, cite-se o Plano Nacional da Água), bem como dos compromissos nacionais e europeus assumidos. O Ministério do Ambiente deverá igualmente ter a capacidade de assegurar e promover uma maior qualidade de vida das populações, a par da fundamental preservação da nossa biodiversidade, da nossa paisagem e dos nossos valores naturais.

No decorrer da Assembleia Geral da Quercus foi aprovada uma moção de louvor ao trabalho desenvolvido pelo Dr. Antunes Dias ao longo de várias décadas no Instituto de Conservação da Natureza, e recentemente retirado da sua função como Director da Reserva Natural do Estuário do Tejo. Teve lugar também a sua aprovação como sócio honorário da Quercus..

Foi igualmente aprovada a realização de um Congresso da Associação para discutir de forma mais profunda o caminho futuro da Associação.

Breve apresentação do novo Presidente da Direcção Nacional

Hélder Spínola tem 30 anos, é casado, vive em Santana na Madeira. É licenciado em Biologia pela Universidade da Madeira. Está presentemente a trabalhar no seu doutoramento na área da genética humana nesta Universidade. Foi fundador do Núcleo da Madeira da Quercus e Presidente da Direcção do seu Núcleo Regional entre 1995 e 2000. É membro da actual Direcção do Núcleo da Madeira.

Coimbra, 5 de Abril de 2003

Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Para quaisquer esclarecimentos adicionais, pode contactar o Presidente da Direcção Nacional, Hélder Spínola, 96-7056841 ou o Director Executivo da Quercus, José Paulo Martins, 93-7788473.

Secretariado da Direcção Nacional

Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Apartado 4333 - 1503-003 Lisboa

Tel : 21.7788474; Fax : 21.7787749

Tlm : 93.7788474

E-mail : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Site : www.quercus.pt