• Floresta

    Nesta seção poderá consultar documentos e artigos relativos à intervenção da Quercus em matérias relacionadas com a Floresta.

  • Floresta

    Nesta seção poderá consultar documentos e artigos relativos à intervenção da Quercus em matérias relacionadas com a Floresta.

Quercus e SelPlus iniciam criação de bosque na Serra da Carregueira em Belas – Sintra

 

A Quercus e a SelPlus vão, no próximo dia 10 de março, dar início à criação de um carvalhal com carvalhos-cerquinhos, em terrenos do Centro de Tropas em plena Serra da Carregueira, na freguesia de Belas do concelho de Sintra. Esta plantação será efetuada com a participação dos colaboradores da SelPlus e contará com o apoio, da Associação Verde Foi Meu Nascimento e do Centro de Tropas Comandos.

 

Este bosque será constituido por 2.100 carvalhos-cerquinhos (Quercus faginea), numa área de 2 hectares. Neste dia serão plantadas apenas algunas das árvores, devido às atuais condições de seca, sendo estas regadas com regularidade. Esta ação pretende servir como um fator motivador para a reflorestação da Serra da Carregueira.



A plantação de carvalhos-cerquinhos nesta zona da Serra da Carregueira ajudará a criar, no futuro, uma barreira ao avanço de incêndios. De destacar que a criação de áreas florestais com espécies autóctones, como o carvalho, com caraterísticas de resistência ao fogo, é uma das estratégias recomendadas para a proteção contra os fogos florestais nas zonas Norte e Centro de Portugal, que apresentam maior incidência de incêndios. Tendo ocorrido no dia 7 de fevereiro já deste ano um incêndio nesta área.  A acrescentar ainda nas funções desempenhadas por este tipo de floresta, a mitigação de CO2 no combate às alterações climáticas e a regulação do ciclo da água.



O apoio da SelPlus ao projeto “Floresta Comum” insere-se no Programa de Sustentabilidade da Empresa, que desde 2009 tem reduzido e compensado as suas emissões, relativamente ao transporte efetuado em viaturas de serviço por todos os colaboradores da empresa, com a plantação de árvores de espécies autóctones com a Quercus. A SelPlus apoia a plantação de 4.250 árvores com o Floresta Comum da Quercus durante o ano 2012, compensando as suas emissões de CO2 com os transportes de colaboradores efetuados durante o ano 2011.



A Quercus pretende com o projeto Floresta Comum incentivar a reflorestação com a floresta autóctone portuguesa. O objetivo é fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos, fazendo chegar os conhecimentos e as árvores às pessoas e instituições que têm disponibilidade e vontade de intervir.

Esta iniciativa do Centro de Tropas Comandos insere-se no programa das comemorações do 50.º aniversário dos Comandos e do 10.º aniversário da reativação da especialidade “Comando”.



Lisboa, 8 de março de 2012


A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Sobre a SelPlus, S.A.:


A SelPlus iniciou a sua atividade em 2002 e tem como objetivo contribuir para o aumento das vendas dos seus clientes. A SelPlus apresenta um serviço completo que passa pela criação, montagem e gestão de equipas comerciais. Este é um serviço chave na mão que se distingue pelos processos que foram criados: a forma como se propõe abordar o mercado, o processo de recrutamento, o acompanhamento no terreno das equipas comerciais e forma como faz chegar a informação ao seu cliente. A SelPlus tem uma forte componente de desenvolvimento de competências, através de um plano de formação dedicado, uma verdadeira academia de vendas e que proporciona aos seus cerca de 250 colaboradores permanentes desafios e oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Para saber mais informação convidamo-lo a visitar o website informativo em www.selplus.com.



Sobre o projecto Green Cork da Quercus:

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza criou, em 2008, o projecto “Green Cork”, de reciclagem de rolhas de cortiça, que tem como objetivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas também com o seu esforço de reciclagem, permitindo o financiamento de parte do projeto “Floresta Comum”, que plantará exclusivamente árvores da nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber. Em 2011, foram recolhidas 35 toneladas de rolhas de cortiça e serão plantadas pelo “Floresta Comum” cerca de 35.000 árvores autóctnes provenientes das rolhas recicladas.

Mais informação em: www.greencork.org

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb