• Floresta

    Nesta seção poderá consultar documentos e artigos relativos à intervenção da Quercus em matérias relacionadas com a Floresta.

  • Floresta

    Nesta seção poderá consultar documentos e artigos relativos à intervenção da Quercus em matérias relacionadas com a Floresta.

Destruição de sobreiros continua na Mata do Duque em Santo Estêvão

 

A Quercus vem denunciar mais uma intervenção destrutiva com abate de sobreiros, na área de montado da Mata do Duque II, em Santo Estêvão, no concelho de Benavente. No seguimento de uma denúncia, confirmou-se no local o abate de sobreiros e intervenção danosa no montado se sobro, e detetou troncos verdes cortados com folhagem ainda verde, troncos e ramos partidos reveladores de infrações à regulamentação legal.

 

A Mata do Duque II, é promovida pela Benim – Sociedade Imobiliária, SA, na freguesia de Santo Estêvão, em Benavente, tendo já ocorrido em novembro de 2010, uma infração com abates de sobreiros verdes sem autorização, sobre a qual existiu um processo de contraordenação com recurso, tendo ocorrido ontem o Julgamento no Tribunal Judicial de Benavente.

 

 

Devido a esta nova situação que configura uma reincidência, a Quercus alertou o SEPNA da GNR, durante a semana passada, e efetuou diligências junto dos serviços da Autoridade Florestal Nacional, sem resultados até ao momento.
No terreno continuam os trabalhos de um empreiteiro florestal (Woodser – Industria de Madeira, Lda), tendo sido escondidos vestígios de sobreiros verdes abatidos, com estilha de pinheiro-manso.

 

Quercus exige responsabilização da empresa promotora
 
A Quercus exige que os serviços da Autoridade Florestal Nacional, juntamente com o SEPNA da GNR, atuem em conformidade para salvaguardar o povoamento de sobreiros ainda existente, para que a empresa proprietária Benin - Sociedade Imobiliária, SA, seja responsabilizada por não acompanhar devidamente os trabalhos no terreno no sentido de evitar uma gestão danosa do montado.

Caso a situação persista, a Quercus recorrerá à via judicial para tentar acautelar a conservação do montado de sobreiros existente.
 
Lisboa, 6 de março de 2012
 
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza


 

 

sobreiro stestevao2 sobreiro stestevao3

 

sobreiro stestevao4 sobreiro stestevao5

 


 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb