• Núcleo Regional de Castelo Branco

Conheça as actividades do Núcleo Regional de Castelo Branco da Quercus.

• Núcleo Regional de Castelo Branco

Conheça as actividades do Núcleo Regional de Castelo Branco da Quercus.

Quercus alerta para proliferação massiva de plantas aquáticas no Tejo Internacional

Rio Tejo, Rio Ponsul e Rio Aravil cobertos com uma mancha verde numa extensão de dezenas de quilómetros

A QUERCUS Castelo Branco detetou em vários locais do Tejo Internacional, nomeadamente no troço internacional do Rio Tejo e nos seus afluentes Rio Ponsul e Rio Aravil, a presença anormal de uma quantidade massiva de uma planta aquática numa extensão de largas dezenas de quilómetros, a qual numa primeira análise parece ser lentilha de água (Lemna sp.).

IMG_4955_copiar.jpg

Nos últimos anos devido à degradação da qualidade de água do Rio Tejo, com a concentração de nutrientes provenientes da poluição, têm ocorrido com frequência “bloom de algas”, normalmente associado a um feto aquático a Azola (Azolla filiculoides), uma espécie de planta aquática exótica invasora, que prolifera quando as massas de água se encontram poluídas por fosfatos, nitratos, etc., formando tapetes densos de vegetação á superfície. Estes fenómenos provocam uma diminuição da entrada de luz nas massas de água e fazem baixar o nível de oxigénio dissolvido na água, degradando ainda mais a sua qualidade. Este tipo de fenómenos são indicadores de desequilíbrios nos ecossistemas e são uma consequência da poluição, levando assim à eutrofização dos rios e provocando uma acentuada degradação da qualidade das massas de água.

A Quercus alertou de imediato as autoridades competentes, nomeadamente a APA (Agencia Portuguesa do Ambiente) e o SEPNA (Serviço Especial de Proteção da Natureza da GNR) que já estarão a investigar as origens deste fenómeno. A Quercus apela ás autoridades que promovam uma investigação ás origens deste fenómeno e que reforcem os meios de fiscalização dos rios, de modo a que Portugal possa cumprir a diretiva quadro europeia de qualidade de água.

Castelo Branco, 16 de Novembro de 2018 - A Direção do Núcleo Regional de Castelo Branco da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza