• Núcleo Regional de Castelo Branco

    Conheça as actividades do Núcleo Regional de Castelo Branco da Quercus.

  • Núcleo Regional de Castelo Branco

    Conheça as actividades do Núcleo Regional de Castelo Branco da Quercus.

Educação ambiental contra o uso de venenos através do Teatro e do Movimento em Idanha-a-Nova e Castelo Branco

poison  life   logo quercus sem fundo 102

 

 

Está a decorrer um projeto LIFE+, "Ações Inovadoras contra o uso ilegal de venenos em áreas piloto mediterrânicas da EU", que visa avaliar e difundir ações inovadoras contra o uso ilegal de iscos envenenados.

Este projecto está a ser implementado em oito áreas piloto em Espanha, Grécia e Portugal, e conta como o apoio da União Europeia, do Município de Idanha-a-Nova, da Junta de Medio Ambiente da Andaluzia e do Governo Grego. No âmbito deste projecto terminaram esta semana as ações de educação ambiental tendo sido realizadas 82 sessões que envolveram 17 escolas e cerca de 2000 alunos.

Educação ambiental

 

No âmbito deste projeto a Quercus e a Pé de Pano - Projetos Culturais, realizaram um conjunto de atividades de sensibilização ambiental junto das comunidades escolares de Idanha-a-Nova e Castelo Branco sobre a utilização errada de venenos por parte de agricultores, caçadores e pastores, como forma de afastar alguns animais considerados perigosos. Esta é uma prática ilegal que coloca em perigo espécies em risco de extinção, animais domésticos, assim como, a saúde pública. Esta atividade é promovida no âmbito da ação D3 -divulgação de atividades para stakeholders e público em geral. Estas ações e outras estão a ser implementadas na zona do Tejo Internacional pela Quercus que trabalha com 30 criadores de gado e 14 zonas de caça na implementação de boas práticas que minimizem e evitem o uso de venenos.


Venenos, não!

A Pé de Pano concebeu, neste âmbito, um conjunto de atividades diferenciadas, tendo em contas as faixas etárias a partir do 1º ciclo, cruzando a educação ambiental, com o Teatro e o Movimento. Foi criado o espetáculo de sombras e objetos Venenos, não!, seguido de uma oficina de movimento e expressão dramática exploratória das temáticas mencionadas, destinados a crianças de 1º e 2º ciclo. Para o 3º ciclo e Ensino Secundário foi realizado uma Oficina / Fórum, que consistiu na exploração das temáticas através do movimento e da expressão dramática. No final, os participantes realizaram um debate defendendo os pontos de vista das várias partes nesta problemática e visitaram a exposição itinerante do projecto patente na escola. Foi também distribuído diverso material de sensibilização a todos os alunos.

Utilização ilegal de iscos envenenados


O uso ilegal de iscos envenenados é a principal causa de morte não natural para várias espécies em perigo de extinção a nível europeu, tais como a Águia imperial Ibérica, o Abutre Negro, o Quebra Ossos, entre outros, e é uma das causas principais de morte não natural para outras espécies em perigo como o Lobo ou o Urso. Apesar de ilegal o veneno ainda é utilizado para controlar cães abandonados que atacam os rebanhos ou em zonas de caça para controlar predadores.

 

 

Mais informação em:
http://www.lifeagainstpoison.org
https://www.facebook.com/pages/Innovation-Against-Poison/175227379222842?ref=hl

 

 

Castelo Branco, 17 de Dezembro de 2013,

 

A Direção do Núcleo Regional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 


IMG 4570

 

IMG 4897

 

IMG 5016 

 

 

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb