Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver hoje
Categories
Ver por categorias

Curso de Fruticultura: da instalação à manutenção do pomar em Modo de Produção Biológico

De Sábado 10 Dezembro 2016 -  09:00
Para Sábado 11 Março 2017 - 17:00
por Núcleo Regional de Braga

 

          Cartaz Curso de Fruticultura 2016 17 copiar

Cada vez mais os consumidores procuram os sabores ancestrais da fruta, os seus aromas, a sua doçura, características que raramente encontram na bela fruta vendida na grande maioria das lojas. Assim, há cada vez maior procura de produtos biológicos, pois além das vantagens organoléticas, são também mais ricas em vitaminas, magnésio, ferro, potássio e outras substâncias que nos protegem dos riscos de doenças cardiovasculares, para além de não possuírem resíduos de pesticidas (o que torna possível comer com casca), não prejudica a água, os solosnem a biodiversidade.

A instalação de um pomar, desde a selecção das espécies adequadas às condições de solo e clima do local, a análise e preparação do solo como factor fundamental ao bom desenvolvimento das árvores a instalar, a correcta plantação e instalação das árvores ou arbustos, a selecção de árvores ou arbustos de qualidade, a poda de formação, o acompanhamento e manutenção do pomar, a poda de frutificação e as podas anuais de limpeza e arejamento das árvores ou arbustos de fruto instalados.

A consciência da importância da implementação de boas práticas culturais com vista à obtenção de bons resultados no pomar, a importância da correcta condução e instalação das árvores na qualidade da produção obtida e a importância da poda de frutificação na boa distribuição dos frutos obtidos, na produção regular e uniforme e na obtenção de uma relação equilibrada entre a qualidade e a quantidade de produção obtida.

A importância das podas correctamente efectuadas na boa cicatrização dos cortes realizados e redução da susceptibilidade das árvores ao ataque de pragas e doenças.

O acompanhamento e controlo fitossanitário das árvores e as principais técnicas de controlo das principais pragas e doenças em modo de produção biológico.

O curso permitirá a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos da fisionomia, desenvolvimento e principais técnicas a implementar com o objectivo de conseguir um equilíbrio entre o bom estado fitossanitário das árvores e a quantidade e qualidade da produção obtida.

Assim, o Núcleo de Braga da Quercus está a organizar um curso sobre fruticultura, a levar a cabo na Quinta Pedagógica de Real, em Braga, nos sábados 10 de Dezembro de 2016, 14 de Janeiro, 11 de Fevereiro e 11 de Março de 2017, das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Objectivos principais:


- A selecção das espécies adequadas a instalar em função das características de solo e clima do local; 
- A importância da análise das características do solo na correcta instalação do pomar; 
- A preparação do solo para a instalação do pomar; 
- Todos os cuidados a ter na selecção dos exemplares e na plantação das árvores ou arbustos; 
- A importância da selecção do sistema de condução das árvores adequado às características da exploração; 
- Os diferentes tipos de podas, as diferentes épocas de execução e a importância da sua correcta execução com vista ao bom estado fitossanitário das árvores e à boa relação entre a qualidade e a quantidade da produção obtida; 
- A enxertia e as diferentes técnicas de propagação de fruteiras; 
- O acompanhamento e controlo das principais pragas e doenças do pomar em modo de produção biológico;
O curso contempla aulas teóricas e práticas que permitirão adquirir e experimentar conhecimentos.

Inscrições


On line em www.braga.quercus.pt. A taxa de inscrição é de 84 € para sócios e 104€ para não sócios. 
Mais informações através do telemóvel 927986133 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
A actividade só se realizará se tiver no mínimo 10 inscritos.

Voltar

JEvents v2.2.7   Copyright © 2006-2012

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb