Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver hoje
Categories
Ver por categorias

Percurso Pedestre Trilho das Terras de Granito

Sábado 13 Setembro 2014, 08:00
por Quercus

 

Cartaz PP Macieira Quercus 13092014

 

No próximo dia 13 de Setembro de 2014 o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus organiza mais um percurso pedestre na área montanhosa do distrito de Aveiro. Desta feita iremos até aos contrafortes da Serra do Caramulo, mais concretamente às terras de Macieira de Alcôba, no interior do concelho de Águeda, onde teremos a oportunidade de ficar a conhecer alguns dos seus recantos naturais e o seu valioso património cultural. Para esta atividade iremos ter a preciosa colaboração da Câmara Municipal de Águeda, da Junta de Freguesia do Préstimo e Macieira de Alcôba, assim como do Centro Interpretativo do Milho Antigo.

 


Descrição do percurso

Este Trilho das Terras de Granito faz parte da rede de percursos pedestres do concelho de Águeda (PR4). Atravessaremos as aldeias de Macieira de Alcôba, Urgueira e Carvalho, onde ainda se podem encontrar alguns interessantes elementos de arquitetura e vivências rurais. Pelo caminho passaremos pelo antigo lugar das Hortas Velhas, pelo belo miradouro do Monte Junqueiro, assim como pelo singular forno comunitário da Senhora da Guia.

Características do percurso

Tipo de percurso: de pequena rota, por caminhos rurais e tradicionais;
Distância a Percorrer: cerca de 8 km, em circuito;
Duração do Percurso: cerca de 3 horas;
Nível de Dificuldade: médio.

Informações importantes
O objectivo desta actividade é promover o contacto com a Natureza, ajudando a conhecer o património natural e tradicional desta região, promovendo ao mesmo tempo a confraternização entre todos os participantes.
         
Aconselhamos a levar roupa e calçado apropriados, protecção contra o sol, água e eventualmente comida leve. Não existe seguro de grupo para esta actividade, os interessados devem tratar do mesmo a título pessoal.

O ponto de encontro é às 8.00 Horas na sede da Quercus-Aveiro, situada na Rua de Espinho, Bl. 30 - R/C F, em Aveiro. O ponto de encontro alternativo é às 9.00 Horas junto da igreja matriz de Macieira de Alcôba, hora a que se pretende iniciar a caminhada. O transporte de e para o local do percurso deve ser próprio ou partilhado.

Esta atividade é destinada preferencialmente a associados da Quercus, sendo que os não associados poderão participar como acompanhantes ou caso o número limite de inscritos assim o permita. As inscrições são obrigatórias e podem ser efectuadas até ao dia 11-09-2014. Atenção que o número de participantes é limitado! Para mais informações e inscrições contactar a Quercus-Aveiro através do telefone 966551372, ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Após o percurso, terá lugar um almoço de confraternização no excelente restaurante “A Escola”. A participação no almoço, a qual se recomenda vivamente, terá de ser confirmada no acto de inscrição, tendo o custo de 15 euros por adulto e 6 euros por criança até aos 12 anos. Este valor inclui um almoço completo de cozinha tradicional portuguesa, com pão, azeitonas, sopa, pataniscas de bacalhau, bacalhau com broa, vitela assada (carne arouquesa certificada), vinho tinto e branco, água e sumos, sobremesas variadas e café, havendo também a possibilidade de um prato vegetariano se previamente solicitado.

No final do almoço os participantes serão convidados a visitar o Centro Interpretativo do Milho Antigo, assim como a moinhola (engenho único a nível nacional) e os moinhos de água nas margens do ribeiro de Macieira, para assim poderem usufruir de um espaço natural de grande beleza paisagística e natural que faz parte desta autêntica aldeia museu.


 

Voltar

JEvents v2.2.7   Copyright © 2006-2012

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb