Curso de Poda de Fruteiras |
|
|
De Sábado 04 Janeiro 2014 - 11:00 Para Sábado 11 Janeiro 2014 - 18:00
| por Quercus |
|
A poda de árvores de fruto é fundamental à obtenção de uma produção regular e uniforme. Assumindo um papel fisiológico fundamental no bom desenvolvimento da árvore. A boa qualidade das podas efectuadas permite uma boa cicatrização dos cortes realizados e reduz a susceptibilidade a pragas e doenças.
O curso Poda de Fruteiras pretende dar, aos formandos, conhecimentos teóricos e práticos da fisionomia, desenvolvimento e poda de algumas das principais espécies de árvores de fruto. Procurando sensibilizar para a importância de uma poda bem executada. O curso contempla aulas teóricas e práticas que permitirão adquirir e experimentar conhecimentos, relativos às épocas de poda, aos principais tipos de poda, aos objectivos da poda de árvores de fruto, aos diferentes tipos de frutificação e às principais pragas e doenças.
Assim o Núcleo da Quercus de Braga vai realizar uma acção de formação sobre poda de árvores de fruto, na Quinta Pedagógica de Real, em Braga, em dois sábados, 4 e 11 de Janeiro de 2013, das 11h às 13h e das 14h às 18h.
Objectivos principais:
- Divulgar boas práticas na execução de poda de árvores de fruto; - Divulgar as ferramentas mais adequadas a utilizar; - Sensibilizar para a importância da correcta execução dos cortes; - Divulgar as principais técnicas a utilizar na poda das diferentes espécies de árvores fruteiras.
Programa:
1. Introdução à Poda de Árvores Fruteiras 1.1. Princípios e fundamentos da poda 1.2. Técnicas e Ferramentas Utilizadas 1.3. As técnicas de corte (importância da qualidade dos cortes a efectuar) 1.4. As épocas de poda
2. A selecção dos exemplares a plantar; 2.1. A adequação ao local de plantação 2.2. A adequação às condições edafo-climáticas 2.3. Principais características a ter em conta na selecção
3. Tipos de Poda 3.1. A Poda de formação 3.2. A Poda de manutenção 3.3. A Poda de Frutificação
4. As diferentes espécies 4.1. A Poda de Pomóideas 4.2. A Poda de Prunóideas 4.3. A Poda de Citrinos e Oliveira 4.4. A Poda de Vinha, kiwi e pequenos frutos
Inscrições: aqui
Preço: 38 € para sócios e 47 € para não sócios.
Mais informações: através do telemóvel 927986133 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
A actividade só se realizará se tiver no mínimo 10 inscritos.

|
Voltar
JEvents v2.2.7
Copyright © 2006-2012