Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver hoje
Categories
Ver por categorias

Oficina de Multiplicação de Plantas - Enxertias

Sábado 14 Setembro 2013, 09:00 - 17:00
por Quercus

 

O Núcleo de Braga da Quercus organiza, no sábado 14 de Setembro, uma Oficina dedicada aos métodos de multiplicação na agricultura, em especial com o método de enxertia. A atividade decorrerá na Quinta Pedagógica de Real, em Braga, das 9 às 13h e das 14 às 17h.

 

enxertiasset2013Inscrições
A taxa de inscrição é de 26€ para sócios e 31€ para não sócios. Deverá ser feita através do formulário online disponível aqui.

Mais informações através do telemóvel 927986133.
A actividade só se realizará se tiver no mínimo 10 inscritos.



Programa

Componente teórica


1. A multiplicação das plantas
    a) Sementeira
    b) Estacaria
    c) Enxertia
    d) Alporquia
    e) Mergulhia
    f) Outros

 

2. Selecção de porta enxertos

3. Selecção de semente para enxertia
4. Materiais de enxertia
5. Métodos de enxertia
6. Cuidados após a enxertia


Componente prática

1. Preparação do material vegetal
2. Preparação dos equipamentos
3. Execução de enxertias
4. Previsão de intervenções futuras

 

 

Enquadramento

A grande maioria das plantas que vemos na natureza existe há milhares de anos, a maioria delas surgiu mesmo antes dos seres humanos e a falta destes nunca foi um impedimento à sua multiplicação.

 

Todas estas plantas, que observamos na natureza, se multiplicam de forma mais ou menos simples e autónoma. Se assim é, porque é que nós, humanos, insistimos em fazer enxertias, alporquias ou estacarias? É muito simples: a maioria das espécies que conhecemos multiplica-se por semente, não garantindo as características varietais das novas plantas.

 

Quando se trata de espécies cujo objectivo é a produção agrícola é essencial garantir essas características, de forma a obtermos a produção/qualidade desejada.

 

Esta garantia varietal é obtida através da multiplicação dessas plantas por outras vias que não a seminal, nomeadamente a estacaria, a alporquia, a enxertia, a mergulhia e outros métodos mais avançados como a multiplicação in vitro.

 

De todos os métodos disponíveis um dos mais utilizados em fruticultura é a enxertia, que pode ser efectuada de diversas formas e em distintas épocas do ano. Sendo operações que requerem algum conhecimento e prática, para uma execução bem sucedida.

 

 

 

Voltar

JEvents v2.2.7   Copyright © 2006-2012

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb