Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver hoje
Categories
Ver por categorias

Ciência Viva no Verão

De Sábado 20 Julho 2013
Para Sábado 14 Setembro 2013
por Quercus

 

ciencia viva verao banner

 

ATIVIDADES QUERCUS - NÚCLEOS REGIONAIS DO RIBATEJO E ESTREMADURA E DA GUARDA

 

 


CONHECER A LAMPREIA DO NABÃO
Dia: 20-Julho-2013
Horas: 14:30:00

Duração: 5,5 h
Local: Ourém - Santarém
Ponto de Encontro: Centro de Educação Ambiental de Ourém
Nesta ação pretende-se dar a conhecer uma nova e rara espécie de lampreia focando aspetos como a sua distribuição, ciclo de vida, requisitos ecológicos e principais ameaças. Está também prevista uma demonstração de como deve ser caracterizado o habitat utilizado por espécies aquáticas, registando variáveis como a profundidade, velocidade de corrente, tipo de substrato e vegetação do leito, e uma caracterização da fauna acompanhante.

 



cienciavivaverao 2013OS PEIXES NATIVOS DA RIBEIRA DO TORGAL
Dia: 27-Julho-2013
Horas: 10:00:00
Duração: 4 h
Local: S. Luís - Odemira - Beja
Ponto de Encontro: São Luís - Cruzamento para VN Milfontes
Saída de campo para identificação da ictiofauna da ribeira do Torgal. O escalo do Mira e a boga do sudoeste foram alvo de um recente reforço populacional com centenas de peixes criados em cativeiro. Por estarem marcados, estes peixes poderão ser identificados nas capturas a efetuar, constituindo uma análise preliminar da eficácia da ação de repovoamento. Abordar-se-ão também as medidas de conservação a implementar para garantir a sobrevivência de espécies de peixes de água doce ameaçadas.



AS BORBOLETAS NOCTURNAS DA MAÚNÇA
Data: 11-Agosto-2013
Hora: 19h30
Local: Quinta da Maunça
Descrição: Abordagem ao mundo desconhecido das 'traças' ou, melhor dizendo, das borboletas nocturnas. Mais numerosas que as suas congéneres diurnas, estas pertencem a um mundo ainda desconhecido da maior parte das pessoas e, no entanto, representam um papel preponderante no ecossistema.

 

 



CHARCOS TEMPORÁRIOS E CÁGADOS
Dia: 16-Agosto-2013
Horas: 15:30:00
Duração: 4 h
Local: Odemira - Beja
Ponto de Encontro: Encontro no Zmar - Eco camping Resort
Vem descobrir a riqueza e a importância dos charcos e lagoas temporárias, junta-te a nós nesta saída de campo para a observação e identificação da diversidade de fauna existente neste habitat, nomeadamente os anfíbios, répteis e invertebrados.

 



BORBOLETAS DE VERÃO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA
Data: 24-Agosto-2013
Hora: 10h00
Local: Manteigas
Descrição: Percurso pedestre ao longo do vale glaciar do Zêzere, para descobrir as borboletas do Verão. Recorrendo (ou não) a redes entomológicas para capturar e observar as borboletas, podemos, in-situ, ter uma perspectiva da ocorrência destas espécies, porquê nesta zona e nesta altura do ano.



SERES DA ESCURIDÃO
Dia: 24-Agosto-2013
Horas: 10:30:00
Duração: 5,5 h
Local: Pedrógão de Aire - Torres Novas – Santarém
Ponto de Encontro: Junta de Freguesia de Pedrógão de Aire
O ecossistema cavernícola é caracterizado pela estabilidade da temperatura e a humidade e pela existência de uma fauna muito interessante: os troglóbios, seres que possuem adaptações que lhes permitem sobreviver na escuridão total, à escassez de alimento e à elevada humidade.
Para conhecer uma parte deste mundo, vamos visitar a gruta do Almonda, a maior gruta de Portugal, e os seus estranhos habitantes.
NOTA: Os participantes devem estar em boas condições físicas, pois a atividade é muito exigente. É importante trazer roupa e calçado que se possa estragar e um frontal.

 

 


 

AS BORBOLETAS NOCTURNAS
Data: 7-Setembro-2013
Hora: 19h30
Local: Trinta
Descrição: Abordagem ao mundo desconhecido das 'traças' ou, melhor dizendo, das borboletas nocturnas. Mais numerosas que as suas congéneres diurnas, estas pertencem a um mundo ainda desconhecido da maior parte das pessoas e, no entanto, representam um papel preponderante no ecossistema.



NÁIADES DO SADO
Dia: 08-Setembro-2013
Horas: 10:00:00
Duração: 4 h
Local: Alvalade do Sado – Santiago do Cacém - Setúbal
Ponto de Encontro: Alvalade do Sado - Em frente à Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado
A enorme diversidade de seres vivos aquáticos passa muita vez despercebida ao cidadão comum. Através de uma breve incursão ao rio Sado acompanhada pelo investigador Joaquim Reis, vamos conhecer as diferentes espécies de náiades que ainda habitam o rio Sado, a sua importância, os seus hábitos e que ameaças enfrentam. Vamos ainda desfrutar de um ambiente ribeirinho onde será possível admirar a vegetação e algumas espécies da fauna.

 

Nota: É importante trazer vestuário e calçado prático, água e uma fonte de hidratos de carbono.



AVES DE MONTANHA
Data: 14-Setembro-2013
Hora: 9h30
Local: Manteigas
Descrição: A Serra da Estrela é o local mais indicado para observar algumas espécies de aves típicas de ambientes montanhosos. Por esta razão, iremos fazer um itinerário pelos pontos mais emblemáticos desta Serra para conhecer estas aves e o porquê desta especificidade. Para além de serem explicadas as técnicas de identificação, iremos também transmitir alguns conhecimentos sobre a sua biologia.

 

 

 

Inscrição obrigatória através página: www.cienciaviva.pt ou telefone 808200205

 


ciencia viva logo

 

Voltar

JEvents v2.2.7   Copyright © 2006-2012

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb