Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver hoje
Categories
Ver por categorias

Palestra 'A lampreia do Nabão: um património a preservar'

Sexta-feira 22 Março 2013, 21:00 - 23:00
por Quercus

Museu Municipal de Ourém
22 de março, pelas 21h00 (Dia Mundial da Água)


Investigadores de várias instituições portuguesas identificaram três novas espécies de lampreia que existem apenas em território nacional. As três novas espécies de lampreia foram identificadas nas bacias hidrográficas do Vouga, Sado e Nabão, por investigadores do Centro de Oceanografia e do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), em colaboração com investigadores da Universidade de Évora e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

A lampreia de Ourém, ou lampreia do Nabão (Lampetra auremensis), é exclusiva de algumas ribeiras da bacia do Nabão. Esta espécie apresenta uma área de distribuição muito restrita e com populações diminutas nas ribeiras do norte do Concelho de Ourém, devendo como tal ser classificada como "Criticamente em Perigo" de extinção.

Com vista à divulgação desta «nova espécie para a Ciência» e à sensibilização dos cidadãos para a sua preservação, o Município de Ourém e a Quercus promovem uma palestra no Museu Municipal de Ourém, no dia 22 de março, pelas 21h00 (Dia Mundial da Água), tendo como convidados os investigadores Catarina Mateus (EU/ CO, MNCHN) e a Ana Filipa Ferreira (UE / CO) e Pedro Raposo de Almeida (EU / CO).


Entrada livre.

Informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 919585003

Quercus: 249 544 500



lampreia logos

Voltar

JEvents v2.2.7   Copyright © 2006-2012

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb